Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 28ª edição do evento terá palestras, debates e formações; ações ocorrem pela UNCME em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o CMEL

Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, Londrina será o centro de debates e troca de experiências entre conselheiros municipais de todo o Brasil. Pela primeira vez, a cidade realizará o Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, que chega a sua 28ª edição. Cerca de 800 pessoas são aguardadas no evento que terá palestras, mesas-redondas, reuniões, debates, formações e apresentações envolvendo profissionais de várias regiões do país. As inscrições podem ser feitas no site https://www.uncme.org.br/, que traz toda a programação oficial e demais informações.

Neste ano, as atividades irão girar em torno do tema “Os Conselhos Municipais de Educação e os desafios do Regime de Colaboração entre União, Estados e os Municípios na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. A iniciativa é uma realização da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL).

A abertura oficial será na próxima segunda-feira (5), no período da tarde. A  programação do dia começa antes, no período da manhã, a partir das 9 horas. O evento é direcionado a conselheiros municipais, mas aberto a qualquer diretor de escola, professor e interessados nos assuntos em questão.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a realização do encontro em Londrina lança a cidade como palco nacional de debates sobre a atuação dos conselhos municipais, fortalecendo a integração dos órgãos com o Estado e a União. Em 28 edições, o evento será sediado apenas pela segunda vez no Paraná e de forma inédita em Londrina, que se torna a primeira cidade do interior do estado a recebê-lo. “É uma conquista grande trazer para cá debates e atividades de qualidade, e mobilizar os conselheiros em prol de melhorias na educação. Esperamos que as atividades sejam produtivas e todos possam tirar o maior proveito”, frisou.

De acordo com a presidente do CMEL, Vera Lúcia Pereira, a atual edição terá novidades na programação como uma apresentação de uma plataforma de apoio aos Conselhos Municipais de Educação, ferramenta que será mostrada pela primeira vez ao segmento. Outra ação destacada por ela será uma mesa-redonda com debates que visam estreitar o relacionamento da UNCME com os municípios brasileiros, salientando a importância de que cada uma consiga desenvolver seu próprio sistema e possa estar alinhada ao Plano Nacional de Educação. “A discussão da Base Nacional Comum Curricular também receberá foco, pois a partir de 2019 esta será implantada e todos os estados brasileiros devem estar adequados para construírem suas bases curriculares e políticas públicas”, completou.

Renan Oliveira/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.