Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima quinta-feira (9), das 8 às 17h30, será realizado o “Encontro Regional para Conselheiros Municipais de Educação – Londrina 2017”, no auditório da Unopar – Catuaí, na Rua Luiz Lerco, s/nº. A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal de Londrina (CMEL) e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a União dos Conselhos Municipais e Educação do Paraná (UNCME-PR).

O encontro é voltado para conselheiros municipais ligados à área educacional, dos 19 municípios que compõem a base de territorialidade de Núcleo Regional de Educação de Londrina: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueira, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis, Tamarana e Londrina. Para participar é necessário se inscrever por meio da Plataforma Moodle, no link www.moodle.com.br/moodle. A chave de acesso é UNCME-2017.

A presidente do CMEL, Vera Lucia Pereira da Silva Moura, informou que o objetivo do encontro é mostrar a importância do trabalho desempenhado pelos conselhos municipais de educação e da implantação dos sistemas municipais da área. “Também é necessário destacar o papel dos conselhos no fortalecimento da educação nos municípios, principalmente para as cidades que ainda não contam com conselhos municipais na área”, frisou.

A gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Barbosa Perez, disse que uma das intenções do evento é oportunizar um momento de formação continuada para as pessoas envolvidas nos conselhos municipais. “Será um momento para destacarmos a importância da participação da comunidade no controle social, ressaltando a importante atuação dos conselhos”, frisou.

Uma das palestras do encontro será, às 9 horas, sobre “O Sistema Educacional no papel dos Conselhos de Controle Social”, com a presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Ana Lúcia Rodrigues. Às 14 horas, haverá ainda outra palestra, com o tema “O Conselho de Educação em meio aos conselhos sociais: diagnóstico e desafios”, ministrada pelo promotor de Justiça, do Ministério Público do Paraná, Márcio Berclaz. Além disso, às 15h30, o público participará de uma mesa-redonda sobre “Os diferentes papéis dos órgãos de controle social no monitoramento dos Planos Municipais de Educação”.

Programação:

08h Credenciamento 
08h30 Apresentação Cultural 
08h40 Abertura: Pronunciamento das autoridades 
9h00 “O Sistema Educacional no papel dos Conselhos de Controle Social” - Ana Lúcia Rodrigues – Presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação/UNCME- PR 
10h Coffee Break 
10h30 “O Financiamento da Educação e os Planos Municipais de Educação” - Celso de Oliveira 
12h00 Almoço 
14h00 O Conselho de Educação em meio aos conselhos sociais: diagnóstico e desafios - Márcio Berclaz- Promotor de Justiça/ Ministério Público do Paraná 
15h30 Mesa- redonda: Os diferentes papéis dos órgãos de controle social no monitoramento dos Planos Municipais de Educação 
Mediadora: Vera Lúcia Pereira da Silva Moura (presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina) - Participantes: Ana Lúcia Rodrigues; Dr. Márcio Berclaz; Celso de Oliveira 
17h Encerramento 
17h10 Coffee Break

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.