Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As seletivas da WorldSkills acontecem em todos os estados do Brasil e os melhores competidores vão para a etapa mundial, que acontece em Kazan, na Rússia, em 2019

Londrina foi umas das cidades escolhidas para sediar a etapa nacional da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. As provas acontecem simultaneamente em todo país e, na próxima semana, entre os dias 29 de julho e 03 de agosto, alunos do Senai no Paraná vão disputar vagas para representar o país na etapa mundial, que será realizada em Kazan, na Rússia, em 2019. O evento acontece no Senai, em Londrina, e é aberto ao público. No total são 30 alunos do Senai no Paraná competindo nos estados brasileiros, em 26 ocupações.

Durante as competições, os alunos precisam executar tarefas de suas ocupações, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. O delegado técnico da equipe paranaense, Marcos Pires, reforça que o evento proporciona visibilidade aos estudantes. “Existem recrutadores de indústrias que priorizam jovens participantes da WorldSkills, principalmente se tiveram bons resultados, pois significa que está entre os melhores da ocupação”. Ele ressalta que os competidores do Senai no Paraná recebem preparação técnica e psicológica para que tenham todas as habilidades necessárias para competir. “São horas diárias de treinamento, há inclusive, nutricionistas envolvidos e apoio psicológico de profissionais, tudo com o objetivo de garantir uma boa performance durante as competições”, explica.

Entre as modalidades disputadas pelos alunos do Senai no Paraná estão Tornearia CNC, Tecnologia da Moda, Mecatrônica, Tecnologia Automotiva e Robótica Móvel. Para Alex Junior Kuss, aluno e competidor na modalidade Arte Digital 3D para Games, de Rio Negro, o projeto abre um grande leque em sua vida profissional e pessoal. “É um grande orgulho poder representar o Sistema Fiep, sem contar a vontade de me dedicar cada vez mais ao tema.” Já para Regiane Cossvavski dos Santos, competidora de Desenho Mecânico em CAD, da unidade CIC, em Curitiba, a WorldSkills é uma grande oportunidade. “Nos tornamos profissionais mais capacitados e seguros para o mercado de trabalho”, diz.

Para os professores, que atuam como treinadores e também avaliadores durante as competições, a WorldSkills é uma realização pessoal. Segundo Amauri Viana, treinador de Fresagem CNC, da CIC, em Curitiba, a competição é motivo de orgulho. “Quando, ao final de cada etapa, temos a recompensa da medalha no peito de nosso aluno, os ânimos se renovam para novos desafios”, explica.

Histórico

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills, reúne os melhores alunos de mais de 60 países, que disputam medalhas em modalidades correspondentes às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Para serem selecionados, os alunos devem demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações.

O Brasil participa do torneio desde 1983. Nesse tempo, os resultados na disputa melhoraram a cada edição e a equipe brasileira tornou-se uma certeza no top five do mundial, ao lado de nações que são referência educacional, como Coreia do Sul e Alemanha.

Em 2015 o país conquistou o primeiro lugar geral. Em 2017, ficou em 2º lugar geral e entre os destaques, estava Louise Desidério, aluna do Senai no Paraná, que ficou em 4º lugar na competição mundial, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Os bons resultados demonstram que os investimentos feitos pelo Senai no ensino técnico têm resultados positivos. A instituição possui o maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas. No Paraná, possui 45 unidades fixas e 15 unidades móveis. As matrículas para os cursos técnicos presenciais do segundo semestre podem ser feitas até 06 de agosto: sistemafiep.org.br/cursos-tecnicos.

Asimp/Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.