Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Resultado atingido pelo Município foi de 6,5 e envolve médias de desempenho na avaliação do MEC e também o fluxo escolar

A rede municipal de educação de Londrina superou as metas previstas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na quinta-feira (8). O índice atingido pelas unidades escolares municipais, com alunos do 5º ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, foi de 6,5 e a meta prevista pelo MEC para o Município era de 5,9. A Escola Municipal Neman Sahyun foi a mais bem colocada em Londrina, e a 5ª melhor no Estado, com o índice de 8,2.

O Ideb reúne, em um só indicador, dois conceitos que medem a qualidade da educação: fluxo escolar, com base no Censo Escolar, e médias de desempenho na avaliações do MEC, a Seab/Prova Brasil.  O índice vai de zero a dez, e o Ideb do país em 2015 foi de 5,5. As provas são realizadas a cada dois anos e o resultado é divulgado no ano seguinte. Em Londrina, 78 escolas municipais participaram da última avaliação.

Segundo a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, os índices obtidos pelas escolas municipais foi muito satisfatório. “Desde o início desta gestão, analisamos e classificamos as escolas em três níveis, sendo vermelho para as que tinham resultados mais baixos e estavam em estado de alerta, amarelos as escolas medianas e verde as unidades mais bem colocadas. Desde então, realizamos várias ações de interferência, e hoje ficamos muito felizes em ver que, entre as dezenove escolas com índices mais baixos, onze saíram desse patamar”, ressaltou.

Para Janet, a avaliação sistêmica, feita a cada seis meses, permitiu identificar as áreas com maior dificuldade dentro do currículo escolar. “Desde 2014 aplicamos a prova sistêmica, com procedimento similar ao da prova do Ideb, e trabalhamos em cima das deficiências ali identificadas. Com esse método, quem mais precisava, recebeu mais atenção. O objetivo é que todas as escolas municipais atinjam um mesmo patamar, oferecendo ensino de qualidade para todos os alunos, para que eles tenham as mesmas oportunidades durante a vida”, explicou.

Sobre a Escola Municipal Neman Sahyun, localizada na região norte e que pelo quarto biênio consecutivo atingiu o melhor resultado do Município, Janet ressalta a união de forças de toda a equipe. “No primeiro Ideb, essa unidade teve um resultado muito baixo, o que motivou os pais a pedirem transferência dos alunos. Diante dessa realidade, os professores, em conjunto com a direção, se comprometeram a não permitir que essa situação se repetisse. Eles se uniram em torno de um objetivo, que é a melhoria da qualidade, e realizam um ótimo trabalho, com muito esforço e de maneira brilhante. Um dos diferenciais que notamos ali é focar nas soluções ao invés dos problemas, sempre com o pensamento voltado na superação dos desafios”, afirmou.

Juliana Gonçalves/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.