Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Proposta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação insere os pais no contexto educacional dos filhos

Estreitar a relação entre a família e a escola e trazer a comunidade de pais para participar mais ativamente do contexto educacional dos filhos são alguns dos objetivos do projeto “Escola de Pais”,  desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto já começou em algumas escolas municipais e a intenção é estender o trabalho para toda a rede municipal de ensino.

O projeto “Escola de Pais” promove reuniões com pais de alunos e professores, nas quais são abordados temas como: função materna, educação sexual, rotinas pedagógicas, entre outros. Depois é feito um debate sobre os assuntos. As reuniões acontecem a cada quinze dias até o final do ano.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidades de Saúde e Conselho Tutelar do Município são parceiros no projeto. Eles dão apoio tanto nos encontros, quando há temas relativos as suas áreas de trabalho, quanto no convite às famílias.

“A educação não depende somente da escola. Todas as pessoas que estão envolvidas no contexto da vida da criança precisam colaborar. É isto que este projeto faz, pois ele convida os pais a participarem mais ativamente da vida escolar dos filhos, para que eles se sintam mais fortalecidos e obtenham um resultado melhor na educação dos filhos”, disse a secretária municipal de Educação, Janet Thomas. Ela ressaltou ainda que os filhos também se sentem mais motivados com a escola, na medida em que eles percebem que a unidade escolar tem valor para os pais.

A coordenadora do projeto, Luzimar Mazeto, que integra o apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, explicou que a intenção do trabalho é fazer com que os pais e a escola se unam em prol do melhor atendimento para a criança. “Queremos que os pais compreendam a importância de um acompanhamento no desenvolvimento de atividades escolares dos seus filhos, como, por exemplo, na tarefa escolar. Trabalhamos a educação como função humana”, ressaltou.

Formação

Para que os professores tenham mais subsídio no desenvolvimento do projeto, a Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo uma formação para os professores das unidades que querem iniciar a “Escola de Pais”. O trabalho começou na última terça-feira (7) e segue até outubro, com reuniões presenciais mensais, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), Rua Deputado Fernando Ferrari, 160, jardim Bancários. O próximo encontro será no dia 12 de maio. Além das reuniões presenciais, também há carga horária semipresencial, de 28 horas, com conteúdo disponibilizado através da internet.

Luzimar informou que 20 professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil participaram da primeira aula, pois a formação será gradativa. O curso não é obrigatório. “A proposta está sendo muito bem aceita, pois os educadores estão se sensibilizando sobre a importância do resgate da família na escola para o bom desenvolvimento do aluno”, ressaltou. A coordenadora do projeto lembrou ainda que, no ano passado, 40 professores já passaram pela formação.

Escolas - Algumas unidades escolares já iniciaram o projeto. É o  caso da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, que já realizou duas reuniões e segue com o trabalho até o final do ano, na sede da Escola, na Avenida Guilherme de Almeida, 3.655, jardim União da Vitória, das 19 às 21horas. O próximo encontro será no dia 16 de abril.

Marlene Valadão, professora da escola e uma das coordenadoras do projeto na unidade, informou que na primeira reunião, realizada no dia 18 de março, os pais indicaram temas que eles gostariam que fossem trabalhados durante o ano. “Cidadania, drogas, bullying e a relação aluno/professores são alguns dos temas indicados”, informou.

No segundo encontro foi realizado um trabalho de autoconhecimento. “Desenvolvemos essa proposta porque é importante que os pais se conheçam, primeiramente, para que possam cuidar dos filhos e família”, destacou a professora.

Outras unidades também já iniciaram o projeto, como as escolas municipais Terra Nova e Norman Prochet, que já se reuniram com os pais e irão definir datas para novas reuniões. As escolas municipais Nina Gardemann e Ignez Corso Andreazza serão as próximas escolas a participarem do projeto. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Pastor Francisco Seixas, Durvalina Pereira Oliveira de Assis e Yolanda Salgado Vieira Lima também vão desenvolver o projeto.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.