Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mudanças na redação do texto foram discutidas em reunião com diretoras da rede municipal, coordenada pelo vereador Professor Rony

Diretoras de escolas municipais de Londrina e representantes da Secretaria de Educação reuniram-se na sexta-feira (19) com o vereador Professor Rony (PTB) para discutir a proposta de criação do Fundo Rotativo Municipal (FRM), que viabilizará o repasse de recursos às instituições de ensino. Iniciativa do Executivo, o projeto nº 184/2015 será analisado na próxima segunda-feira pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, em reunião pública ordinária, a partir das 14 horas, na sala de sessões do Legislativo. O vereador, que é membro da Comissão, será o relator do projeto e deverá apresentar duas emendas, definidas na reunião com as diretoras.

Uma das emendas apresentadas pelo Professor Rony pretende alterar o texto do artigo 3º, definindo que cada estabelecimento de ensino terá disponível recursos com base no número de alunos regularmente atendidos por turno (o texto original refere-se a alunos matriculados) e frequentando a unidade escolar, mediante documentação comprobatória. Já a outra emenda deve complementar a redação do parágrafo único do artigo 4º, acrescentando que os recursos destinados a cada estabelecimento serão utilizados conforme manual de operacionalização do Fundo, editado pelo Município.

Autonomia

Segundo a diretora de Finanças e Licitações da Secretaria de Educação, Márcia Figueiredo Barioto, as emendas que deverão ser apresentadas pelo vereador devem aperfeiçoar o texto do projeto. Ela lembrou que a criação do FRM, que utilizará recursos financeiros do Orçamento do Município destinado à Secretaria de Educação, era uma reivindicação antiga e sua implantação segue o exemplo de outros municípios do Estado, como por exemplo Curitiba, que sancionou a lei que cria programa semelhante em novembro do ano passado. “O fundo possibilita mais autonomia às escolas e permite que elas atendam situações específicas e particulares de cada unidade”, explicou Márcia.

O vereador Professor Rony explica que as duas emendas preveem mudanças pequenas, mas vão garantir a distribuição dos recursos de forma mais justa entre os alunos de cada instituição e deixar mais claro aos diretores a forma correta de utilizar o fundo. “Com a publicação do manual, os dirigentes ficarão mais tranquilos para utilizar e prestar contas do dinheiro utilizado.” Na opinião do parlamentar, a iniciativa vai incentivar e dar mais autonomia aos diretores das instituições municipais para resolver os problemas emergenciais que surgem no dia a dia da escola.

De acordo com o projeto, as 117 unidades de ensino da rede pública municipal poderão aplicar os recursos do FRM exclusivamente na aquisição de material de consumo imediato; na execução de serviço com necessidades imediatas para manutenção e pequenos reparos no prédio escolar; e em situações imprevisíveis ou emergenciais, mediante prévia autorização do gestor da Secretaria Municipal de Educação.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.