Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começou ontem (19) o ano letivo para os mais de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná. As aulas nas 2,1 mil escolas estaduais iniciaram de forma tranquila em todo o Estado.

A secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, destacou que o ano letivo na rede estadual terá novidades para professores e agentes educacionais. “Nesse ano vamos abrir concurso para os agentes educacionais II, edital para chamamento de mestres e doutores que atuam na rede estadual de ensino para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que possibilitará o acesso ao nível III no avanço da carreira, e também estamos preparando o protocolo para chamar os remanescentes do concurso de 2013”, disse.

Outra novidade será a ampliação do parque tecnológico das escolas estaduais. “São avanços importantes que inserem nossas escolas no mundo tecnológico, como o aumento das unidades com o Registro de Classe Online, aplicativo Escola Paraná para alunos, pais e professores que aumentam a comunicação entre família e escola e isso reflete no desempenho educacional dos nossos alunos”, afirmou Ana Seres. “Tudo o que fazemos é em prol dos nossos estudantes que são a razão maior do nosso trabalho”, acescentou.

DE VOLTA ÀS SALAS DE AULA – Em Curitiba, mais de 136 mil estudantes da rede estadual de ensino voltaram à rotina de estudos. No Colégio Estadual Paula Gomes, no bairro Santa Quitéria, os pais fizeram questão de acompanhar o primeiro dia de aula dos 570 estudantes. “É importante dar esse suporte e acompanhar para que ele se sinta motivado e perceba a importância dos estudos”, contou o técnico em eletrônica, Wagner Ernesto Kuhl, pai do aluno Pedro Henrique Kuhl, de 12 anos, do 8° ano do ensino fundamental. “Minha expectativa é aprender mais e passar de ano”, contou Pedro Henrique.

A enfermeira Adriane Lessnau também acompanhou o filho, Pietro Lessnau, de 10 anos, do 6° ano do ensino fundamental, no primeiro dia de aula. “A participação dos pais na vida escolar dos nossos filhos influencia no processo de aprendizado. É importante esse acompanhamento principalmente no caso dele que está ingressando em uma escola nova com colegas e professores diferente”, disse.

PREPARATIVOS - Na quinta-feira (15) e sexta-feira (16), cerca de 100 mil profissionais da educação participaram das atividades da Semana Pedagógica. Já o recesso de julho acontece entre os dias 16 e 25. Os dias 26 e 27 do mesmo mês serão destinados para o segundo encontro da Semana Pedagógica. O ano letivo na rede estadual de ensino termina no dia 19 de dezembro, conforme a legislação que prevê 200 dias de aulas e 800 horas.

Nos meses de março e outubro os profissionais da educação terão um dia destinado para cursos de formação em ação disciplinar e formação continuada conforme o programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que prevê a formação continuada a todos os profissionais da educação, e que tem como objetivo fortalecer a gestão escolar, melhor a qualidade da educação pública e reduzir os índices de evasão escolar.

GREVE NACIONAL – A greve geral nacional desencadeada nesta segunda-feira (19) teve poucos impactos na rede estadual de ensino. Das 2.144 escolas estaduais, apenas 12 não tiveram aulas (0,5% do total), em função da adesão dos professores ao movimento. Outras 25 escolas do Estado estão com adesão parcial de professores (1,16% do total), sendo que estão sendo ministradas aulas de 30 minutos ou parte dos professores não compareceu ao trabalho.

A Secretaria de Estado da Educação informa que a orientação do Governo do Estado é que sejam lançadas faltas aos profissionais que não comparecerem ao trabalho e não justificarem a ausência.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.