Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desse total, 66 mil são escolas públicas urbanas e 18 mil são instituições de ensino localizadas nas áreas rurais dos municípios

O Brasil já conta com mais de 84 mil escolas públicas com internet gratuita. São instituições de ensino fundamental e médio que recebem o sinal das prestadoras de serviços de telecomunicações. A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) entente que essa iniciativa se constitui em um dos maiores programas de inclusão social do País, influenciando diretamente na formação dessas crianças e jovens, que são o futuro do Brasil.

Do total de 84 mil instituições de ensino, 66 mil estão na área urbana dos municípios e são atendidas no âmbito do Programa Banda Larga nas Escolas, com infraestrutura de banda larga fixa das concessionárias de telefonia. Outras 18 mil escolas estão na área rural e recebem conexão à internet em sua grande maioria pelas redes de terceira geração (3G) da telefonia móvel.

O Programa Banda Larga nas Escolas começou a ser implantado em 2008 e tinha, inicialmente, uma meta de conectar 55 mil instituições de ensino. Esse total, no entanto, foi progressivamente ampliado para alcançar novas novas escolas públicas de ensino, identificadas pelo censo escolar, que passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios. Entre essas instituições de ensino estão escolas municipais, estaduais e federais.

O Programa Banda Larga nas Escolas é um projeto assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços. As metas iniciais, que previam a instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) – com orelhões e computadores para acesso discado à internet –, foram trocadas pela obrigação de levar infraestrutura de redes em banda larga (backhaul) a todos os municípios brasileiros, o que foi inteiramente cumprido em dezembro de 2010. Já o atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de frequências do 4G.

As prestadoras de serviços de telecomunicações reiteram seu compromisso com a expansão da banda larga no País e seu entendimento de que a infraestrutura de banda larga deve vir acompanhada de medidas que incentivem a adoção de soluções completas com uso de TICs, essenciais na formação de crianças e jovens e na capacitação profissional do professor.

Asimp/TELEBRASIL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.