Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As aulas foram retomadas na segunda-feira (11) nas quatro unidades da rede municipal de ensino de Tamarana. Juntas, as três escolas do município e o CMEI Criança Esperança irão atender 1.077 estudantes em 2019.

Anteriormente, nos primeiros dias do mês, professores e demais profissionais da rede participaram da semana pedagógica que marca o início do ano letivo. As atividades foram abertas em quatro de fevereiro, no salão do Projeto Solipar, com a palestra "Conceitos e fundamentos da Aprendizagem Significativa", ministrada pelo educador e autor de livros didáticos Marco Antônio Hailer.

O dia também contou com uma troca de experiências entre os docentes e servidores da Secretaria municipal de Saúde e do Serviço Especializado de Assistência Social (Seas) a fim de tornar mais próximas as ações desenvolvidas pelas três pastas.

Além disso, para melhor atender a comunidade escolar, melhorias já têm sido executadas pela administração municipal nas unidades de ensino. "Vamos realizar certas reformas nas escolas durante o ano. Começamos com as instalações modulares [na Escola Municipal Professora Taeko Lima Almeida] e com o conserto do telhado do CMEI Criança Esperança", afirmou a secretária de Educação de Tamarana, Maisa Nakata.

União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida, que, em 2018, abrangeu 49 projetos – muitos deles focados na preservação do meio ambiente –, será voltado em 2019 para a educação infantil e para o Projeto Educando, Brincando e Formando Cidadão, que oferece atividades em contraturno a dezenas de alunos do município.

Diante dos resultados obtidos no último ano, as perspectivas para as próximos passos do União Faz a Vida são bastante positivas. "Fiquei apaixonado por Tamarana. É uma cidade simples, de pessoas humildes, mas bem administrada e com professores muito dedicados. Vamos continuar aqui por muitos anos", declarou o assessor do União Faz a Vida para o município, Cássio Mochi.

Projetos desenvolvidos através do União Faz a Vida foram apresentados em feiras culturais que movimentaram a rede de ensino ao fim de 2018. Um dos eventos ocorreu na Escola Rural Municipal Enes Barbosa, no Assentamento Água da Prata (Incra). "Nós fizemos um trabalho em conjunto com a comunidade e os professores. Não foi fácil, mas é prazeroso no final. E quem ganha com isso são as crianças, que têm o conhecimento gravado na cabeça e no coração", contou o diretor da unidade, João Nelson Monteiro.

"Para nós, a educação não se faz apenas com a preocupação de formar as crianças com conteúdos técnicos, mas com virtudes que as ensinem a valorizar a cidade em que vivem", completou o assessor do União Faz a Vida.

Homenagem ao Vinde a Mim

Também ao fim do ano passado, foram encerradas as atividades do Centro de Educação Infantil (CEI) Vinde a Mim. A instituição filantrópica recebeu congratulações por parte do prefeito de Tamarana, Beto Siena, pelos 42 anos nos quais praticou trabalho exemplar em prol das crianças da cidade. A rede municipal incorporou alunos da unidade.

Retorno do estado

Já no Colégio Estadual Professora Maria Cintra de Alcântara (Cemca), as aulas recomeçam nesta quinta-feira (14). A formatura do Cemca, em dezembro de 2018, reuniu 188 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, 3º ano do ensino médio, Programa Jovem Agricultor Aprendiz e do curso de espanhol. Durante a ocasião, o Rotary Club de Tamarana premiou os alunos que se destacaram pelas notas e bom comportamento ao longo de 2018.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.