Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Balanço do primeiro semestre aponta crescimento de 514,4% no número de cursos com essas características, em relação ao total fomentado em 2019

No primeiro semestre do ano, foram criadas 169,7 mil novas vagas de formação profissional em cursos a distância, fomentados pelo Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC). O número é 514,4% superior ao total de vagas com a mesma característica, criadas durante todo o ano de 2019, e resulta de um esforço de priorizar oportunidades de capacitação gratuitas e totalmente a distância.

Segundo o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Culau, o objetivo da iniciativa é formar profissionais, ainda durante o período de restrição de mobilidade decorrente da pandemia e, dessa forma, contribuir na retomada da economia, posterior a esta fase. Para isso, a maioria dos cursos viabilizados já começou e está em execução pelas instituições de ensino parceiras, que são responsáveis pela oferta dos cursos.

Do total de vagas, 142,1 mil resultam de parcerias com institutos federais e outras instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nesse segmento, foram investidos R$ 54,6 milhões.

Houve ainda a criação de vagas a partir de acordos com instituições públicas estaduais e municipais. Para isso, foram utilizados recursos de exercícios anteriores. A partir do Programa Novos Caminhos, foi possível destiná-los para a oferta das novas vagas. No total, já foram disponibilizados cerca de R$ 20 milhões, que viabilizaram 27,5 mil vagas.

Mais oportunidades

A oferta de vagas de educação a distância para qualificação profissional teve grande adesão e, por isso, deve prosseguir durante o segundo semestre. “As instituições parceiras relataram que houve muita procura pela população e, em vários casos, o número de inscritos superou, e muito, o número de vagas disponíveis”, explicou o secretário. O MEC está firmando novos acordos com instituições da Rede Federal para oferecer mais vagas e atender mais interessados.

A expectativa é de que as instituições abram novos processos de seleção entre os dias 15 e 27 de julho, para início das aulas em agosto. A relação de novos cursos e vagas abertas serão divulgadas no portal do Programa Novos Caminhos.

Asimp/MEC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.