Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério da Educação vai repassar ao Paraná, já nos próximos dias, R$ 6 milhões, valor que será utilizado em obras nas escolas. Em julho devem ser repassados mais R$ 9 milhões para o mesmo objetivo. Os recursos foram assegurados pelo ministro Mendonça Filho, durante audiência em Brasília. A secretária de Estado da Educação, Ana Seres, participou do encontro, assim como várias autoridades federais paranaenses, inclusive o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR). Para o deputado, o dinheiro vem em boa hora: “Nunca é demais investir em educação, e as nossas escolas realmente estão precisando”.

Já o governador Beto Richa (PSDB) afirmou que “havia muitas questões pendentes na área da Educação que vinham sendo adiadas indefinidamente pela gestão anterior e que agora, estou certo disso, terão uma resolução no prazo mais breve possível. Já estamos investindo no setor bem acima dos 25% estabelecidos na Constituição. Mas as políticas estaduais para a educação, maior prioridade do nosso governo, poderão atingir um padrão ainda melhor, especialmente na qualidade do aprendizado em sala de aula, a partir deste bom relacionamento com o governo do presidente Temer. Saí da audiência com o ministro Mendonça Filho bastante confiante", acrescentou Richa.

Assuntos

Entre os principais assuntos foram discutidos os convênios mantidos entre a Secretaria da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os recursos do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação para formação continuada, além da educação especial, prisional e indígena, educação profissional, ensino médio e, ainda, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“Foi uma reunião muito proveitosa para dar encaminhamentos importantes a temas de interesse do Paraná”, afirmou a secretária Ana Seres. Ela disse que, em relação à questão pedagógica e de infraestrutura, dois técnicos virão a Curitiba nos dias 27 e 28 de junho para uma reunião com a equipe técnica da Secretaria da Educação.

Em relação à alfabetização na idade certa, Ana Seres esclareceu ao ministro que esse é, inclusive, um dos objetivos do programa Minha Escola Tem Ação (META), carro-chefe da área pedagógica no Paraná. “Trabalhamos para reduzir as taxas de abandono, reprovação e distorção idade/série”, disse Ana Seres.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.