Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prova da UEL será realizada em março de 2021 com foco em interpretação e análise

Em virtude da pandemia, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) alterou o modelo do Vestibular. A prova será realizada em uma fase única, no dia 14 de março de 2021, com 50 questões objetivas e redação única. Por seguir o modelo interdisciplinar e temático, o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Castilho, afirma que é preciso saber interpretar dados e cruzar informações. “Assim como o Enem, o vestibular da UEL vai em busca do aluno que consiga gerar conhecimento a partir de informações. Não basta apenas decorar, é preciso saber interpretar o mundo e a sociedade em que vivemos”, analisa.

Entre as 50 questões, 36 serão de conhecimentos gerais, 10 de Língua Portuguesa e Literatura e 4 de Língua Estrangeira, além da redação. Castilho orienta que é de suma importância trabalhar os conteúdos em sala de aula, alinhados a diversas realidades e situações de aplicabilidade. “Os alunos da 3ª série do Colégio Marista, mesmo em atividades remotas, contam com aulas de Atualidades, cujo objetivo é aprofundar em temáticas interessantes, com subsídio da área de Humanas, fazendo uma leitura dos fatos por meio da Sociologia, Filosofia, História e Geografia”.

Foco na redação

A fase única aumenta a importância da redação para a nota do estudante. Com isso, vale redobrar a atenção, praticando a escrita e a leitura em paralelo com os estudos. “É de suma importância trabalhar as competências comunicativas exigidas pela prova de Redação da UEL tais como analisar, resumir, argumentar, comparar, criticar, etc.”, explica o coordenador. As aulas de Redação devem estar alinhadas às de Gramática, a fim de que a língua seja recurso ainda mais valioso para a escrita diante das possibilidades que o português oferece, explica Castilho.

Para isso, a dica é ler diferentes materiais como obras de literatura, jornais, revistas, contos e artigos. Dessa forma, além de enriquecer o vocabulário, também se beneficia o repertório para argumentação.

Luiza Lafuente/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.