Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Mundo Senai é uma ação que acontecerá nacionalmente em todas as unidades da instituição. Tem como proposta apresentar as várias oportunidades no mercado de trabalho relacionados ao setor industrial de cada região e os caminhos que o Senai oferece para a melhor formação profissional.

Em Londrina, na programação do dia 21/11 (5ª.), das 8h30 às 21h30, será com a Mostra de Profissões aliada à Educação - "Seu Futuro Começa Aqui" - com estrutura de ambientes montados e conduzidos pelos professores e alunos da instituição com o intuito de promoverem interações, dinâmicas e conhecimentos sobre as profissões na indústria. O público poderá conferir de perto as tecnologias expostas nos pátios do Senai, podendo participar das atividades, com direito a brindes e guloseimas.

O evento é aberto a toda comunidade: estudantes da rede pública e privada, profissionais em geral, empresários, famílias e demais públicos interessados.

PROFISSÕES E ESPAÇOS EXPOSTOS:

CURSOS TÉCNICOS/SENAI:

1. MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA:

• Exposição de um ambiente funcional de oficina mecânica com interação dos alunos com bancadas, veículos e equipamentos didáticos, além de apresentar o projeto da área automotiva, concorrente ao “Prêmio Inova Paraná 2019”.

2. ELETROMECÂNICA / ELETROTÉCNICA / AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

• Apresentação dos Cursos e sua importância para o setor industrial, com interações entre alunos e docentes, através da demonstração dos trabalhos realizados em sala de aula.

3. SEGURANÇA DO TRABALHO:

• A entrega de equipamento de proteção individual (EPI) para o trabalhador é a primeira ação na hierarquia do controle de queda? Se a sua resposta foi sim. Venha nos visitar e aprender mais sobre a hierarquia do controle contra quedas na prática.

• Simulação de Ambiente de Trabalho em altura, onde os visitantes poderão experimentar a sensação de trabalho nesse local, além de entender a hierarquia do controle contra quedas e quais as responsabilidades do empregador e do empregado em relação às normas regulamentadoras.

4. ADMINISTRAÇÃO:

• Com o Tema: “Ferramentas Ágeis de Inovação e Gestão Estratégica”, a proposta é mostrar como funciona essa ferramenta na prática para fazer a gestão de novas ideias consolidando a mesma de forma estratégica.

5. VESTUÁRIO/MODA:

• Exposição de trabalhos do Curso Técnico em Vestuário, Técnicas de Moulage; Maquete de uma linha de produção e desenhos de coleção desenvolvidos pelos alunos.

• Exibição de atividade em parceria com o Colégio Sesi relacionada a Cultura do Café na região de Londrina.

6. ESPAÇO INOVAÇÃO:

• Exposição de Projetos desenvolvidos pelos alunos do Senai Londrina, participantes do Prêmio Inova Paraná 2019.

7. ESPAÇO TI:

• Dinâmica com Óculos Rift para o público em geral.

• Ambiente de demonstração dos resultados obtidos pelo Senai em Londrina na competição mundial World Skills 2019 realizada na Rússia.

INSTITUTO EUVALDO LODI (IEL) - ESTÁGIOS

• O IEL tem suas atividades e serviços voltados para a área da inovação. Contribui para a formação executiva, com capacitações e MBA, Além disso, são viabilizados estágios de estudantes com empresas de diversos setores, procurando impulsionar o conhecimento dos discentes aliando a teoria à prática nas empresas. Durante o evento.

• Os interessados terão oportunidade de fazer seu Cadastro no Sistema IEL de Estágios.

CENTRAL DE CURRÍCULOS:

• Espaço estruturado para recebimento de currículos dos interessados em participarem do processo seletivo das futuras turmas de aprendizagem industrial.

COLÉGIO SESI E COLÉGIO SESI INTERNACIONAL

• Exposição de trabalho das equipes de Robótica do SESI Internacional e SESI Regular na preparação para a First Lego League (FLL).

• Exposição dos trabalhos apresentados na MOSTRATEC, 2ª maior Feira de Ciências do Brasil: Seemova e Acess4all, apresentados por equipes de ensino médio e fundamental, respectivamente, que visam a promoção da acessibilidade através de aplicativos. Já o projeto AgroHelp, criado por estudantes do ensino médio, busca conectar pequenos produtores rurais a estudantes de agronomia interessados em oferecer apoio técnico através de estágios.

LEITURA E “PEGUE E LEVE” – BIBLIOTECA

• Espaço interativo para a incentivo à leitura.

• Doação de Livros Didáticos de Cursos Técnicos do Senai.

CURSOS DE GRADUAÇÃO:

FACULDADES DA INDÚSTRIA SISTEMA FIEP / FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA:

Apresentação dos Cursos:

• Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica e Tecnologia em Manutenção Industrial.

As Faculdades da Indústria Fiep terão uma programação mais ampla, com várias atividades durante a “Feira de Profissões Conexão i “ e com a 8ª. Semana Científica da Faculdade em Londrina que busca promover a integração entre docentes, discentes, comunidade em geral e empresas, além da troca de conhecimentos técnicos-científicos em sua vasta área de atuação.

• A programação da “Conexão i “ tem início no dia 20/11, às 19h00 com a Palestra: Sistema da Qualidade, ministrada por Alexandre Ataliba do Couto Resende – Manconsult Serviços e Representações Ltda.

• No dia 21/11, durante o Mundo Senai 2019, das 8h30 às 21h30, Exposição de Projetos Integradores, Talks Shows, Interação e Atividades relacionadas com os Cursos Superiores e as 19h – Palestra “Java e sua Aplicabilidade no Mercado de Trabalho”, ministrado pela Tata Consultancy Services.

• Projetos integradores expostos:

Alunos da Faculdade da Indústria Senai Londrina estarão demonstrando e aplicando conceitos alinhados à indústria 4.0, que tornam o aprendizado significativo e com entrega de resultados:

A) Elevador IIOT: protótipo de um elevador com sistema de monitoramento remoto de falhas, utilizando controladores lógico programável e interface homem máquina.

B) Servo Acionamento: protótipo de uma bancada didática utilizando servo motores, sendo possível fazer análises de técnicas de controle de robôs colaborativos e também protocolos de redes aplicados a manufatura avançada.

C) Bobina de Tesla: Kit didático para demonstração da energia eletrostática e conceitos de eletricidade e magnetismo.

• Realização de Workshops gratuitos (22/11 - 19h00 às 21h00) nos laboratórios do Senai em Londrina, nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica e Tecnologia em Manutenção Industrial.

o Programação e inscrições gratuitas, acesse: www.senailondrina.com

• Encerrando as atividades no dia 23/11, Welcome Coffee para os vestibulandos a partir das 8h30, integração com os professores e Vestibular.

GRAND PRIX DE INOVAÇÃO:

• 21/11 e 22/11 - 08:30 às 17:00 horas

• O GP tem como objetivo Incentivar a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos do SENAI e do SESI, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias.

• Trata-se de uma corrida de inovação aberta, na qual equipes multidisciplinares, chamadas de escuderias, criarão, desenvolverão e prototiparão soluções inovadoras para desafios reais de indústrias. O evento culmina com a visualização da prática da inovação em tempo real, demonstrando que com uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares é possível obter respostas diferenciadas como soluções para os desafios lançados.

• Serão cerca de 10 equipes, totalizando em média 50 participantes que desenvolverão projeto específico à demanda determinada pela empresa parceira “Midiograf’.

Asimp/Senai

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios