Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Coordenadora do Colégio Marista de Maringá dá dicas para tornar esse momento prazeroso e produtivo

O segundo semestre letivo recomeça em agosto na maioria das escolas e, com a volta às aulas, as crianças retomam seu compromisso diário de fazer a lição de casa. Para muitas famílias, este é um momento de estresse, com as crianças se recusando a realizar as tarefas e com os pais sem saber exatamente como agir.

A coordenadora pedagógica do Colégio Marista de Maringá, Olívia de Souza, explica que a lição de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes, que não deve acabar na porta da escola. "Além de fixar os conhecimentos, a tarefa também tem o objetivo de fazer o aluno exercitar sua própria autonomia. Por isso deve ser muito incentivada pelos pais", defende.

Segundo Olívia, quando bem planejada, a tarefa de casa amplia o conhecimento e possibilita a consciência sobre o próprio progresso em relação ao conhecimento.

Ela orienta os pais a participarem da vida escolar dos seus filhos, fazendo leituras em conjunto, demonstrando curiosidade sobre os estudos realizados, ajudando a tirar dúvidas sem oferecer respostas, e orientando as pesquisas.

"O mais importante é que os pais não façam a lição por seus filhos, mesmo que os resultados da atividade não atendam às expectativas dos adultos", explica. "O ideal é que os pais ajudem sem oferecer respostas prontas, deixando claro que a opção de não fazer a tarefa não existe".

Confira abaixo algumas dicas da coordenadora para facilitar o momento da lição de casa:

- Estabeleça uma rotina em conjunto com a criança;

- Para  definir o horário de fazer a tarefa, perceba em qual momento do dia seu filho rende mais;

- Crie uma agenda com os afazeres do dia para não sobrecarregar a criança;

- Organize um espaço bem iluminado, arejado, com pouco barulho, e que favoreça a concentração, o envolvimento e o capricho;

- Ajude a esclarecer dúvidas do seu filho, mas não faça a tarefa por ele;

- Diante das dificuldades demonstradas pela criança, tente entender o porquê dessa dificuldade e estabeleça parceria com a escola para tentar identificar o problema;

- Pedir muita ajuda pode ser uma maneira de chamar atenção, fique atento!

- Os erros fazem parte do processo de aprendizagem. No lugar de repreensão, dê lugar à discussão e o pensar sobre ele.

No link a seguir, é possível assistir ao vídeo no qual a coordenadora pedagógica Olívia de Souza dá as dicas para o momento de fazer a lição de casa: https://www.youtube.com/watch?v=kOpKQFE-OWU.

Denise Angelo /Asimp/Colégio Marista

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.