Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Provas acontecem em janeiro e fevereiro de 2021. Confira dicas para se preparar em meio à pandemia

Após o adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em virtude da pandemia da covid-19, o governo brasileiro anunciou as novas datas da prova. Os estudantes que optaram pela versão impressa realizam os testes nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir de 29 de março, de acordo com anúncio feito pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, durante coletiva de imprensa, em Brasília.

Com essa definição, os estudantes podem organizar os estudos e focar os esforços para as provas do próximo ano. De acordo com o professor de Língua Portuguesa do Colégio Marista Santa Maria, Vinícius Lima Figueiredo, mesmo durante à pandemia é possível estudar os conteúdos da prova e analisar o contexto mundial. “O ENEM pede que o aluno reconheça o mundo e que se reconheça nele. Por isso, assistir filmes, séries, documentários, jornais, ler livros e até jogar video game pode ajudar a construir repertório e trabalhar a intertextualidade dos materiais”, explica Figueiredo, que é Mestre em Literatura. Para isso, além do estudo tradicional, aproveitar outros conteúdos  também ajuda a construir esse repertório, especialmente em tempos de isolamento social que pede que as atividades fiquem restritas à casa.

De olho na redação

Para Figueiredo, a argumentação e a originalidade são pontos importantes que os estudantes devem considerar ao fazer a redação. “Os alunos recebem e detém muita informação, então é essencial que eles consigam conectar esses dados, gerando conhecimento e pontos de vista próprios. Dessa forma se constrói uma argumentação sólida e bem vista na revisão da redação”, analisa.

Uma das dicas que ele dá é: “se deixe levar pela narrativa, para aproveitar a obra por completo. Se coloque no lugar do protagonista”. Figueiredo explica que dessa forma, é possível fazer relações entre o que o protagonista está passando e sua própria vida e assim construir conexões próprias. “É um exercício de empatia. Se transportar para o universo do filme, do jogo ou do livro, faz com que o espectador avalie as situações do seu ponto de vista e possa usar isso no futuro. É assim que se constrói uma visão crítica dos mais diversos materiais e se torna o “leitor ideal”.

E para quem acha que apenas conteúdos históricos valem, o professor afirma: “mesmo seriados que se passam em mundos distópicos ou fantásticos podem nos ensinar muito. Tudo faz parte da realidade de alguma forma, sejam o contexto histórico, o cenário, as relações humanas e até a música e outros elementos de pano de fundo de uma história”, conclui.

Asimp/ RMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.