Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta-feira (17), às 19 horas, a Secretaria Municipal de Educação realizará a palestra “Diálogos e perspectivas sobre as práticas de linguagem oral e escrita na educação infantil e no ensino fundamental”, como atividade de encerramento solene das atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Essa palestra é destinada aos professores cursistas do PNAIC que estão cadastrados no SIMEC. A ação será no auditório do Colégio Adventista, situado à Avenida Universo, 184, no Jardim Shangri-Lá A.

Os palestrantes serão os professores da educação infantil Valdir de Oliveira, Fabiana Dias Salvador e a coordenadora do PNAIC em Londrina, Rafaeli Constantino V. Peres.  O público-alvo são os professores cursistas cadastrados no pacto, por isso, a expectativa é que aproximadamente 600  pessoas façam parte da atividade.  

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios. A intenção era que os alunos estivessem alfabetizados até o 3º ano, ou seja, até os 8 anos, idade considerada a certa para a alfabetização.

Para isso, através do Pacto, desde 2013 até o momento, os professores da rede municipal passaram por capacitações de no mínimo 120 horas,  ministradas por docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pelas formadoras locais, professoras do município. Nelas, os educadores receberam materiais de ensino, com caderno de estudos próprios e outros para a aplicação em sala de aula. Assim, eles puderam aperfeiçoar a metodologia de ensino no ciclo de alfabetização das crianças.

De acordo com a coordenadora do PNAIC Londrina, o programa deu certo no Município, visto que foi possível alfabetizar cerca de 95% das crianças até o 3º ano, demonstrando que os resultados se refletiram diretamente na aprendizagem do aluno. “Sem o compromisso das 43 formadoras do Pacto, a eficiência dele não existiria. Isso porque o intuito foi possibilitar a formação continuada aos professores, criando-se em Londrina a cultura do professor alfabetizador. Assim, aqueles que passaram pelo pacto tiveram preferência para lecionar no clico de alfabetização”, explicou Rafaeli.

O PNAIC é um programa realizado nacionalmente, sendo que, no Paraná, a cidade de Londrina foi uma das com maior número de professores participantes. Desde sua implantação foram realizados diversos ciclos de capacitações. O primeiro deles, desenvolvido em 2013, contou com o aperfeiçoamento específico para o ensino da língua portuguesa. Em 2014, os professores continuaram aprendendo mais sobre o ensino e a alfabetização em português e foi acrescentado o ensino de matemática. Em 2015, acrescentaram-se novos conhecimentos e o trabalho com a diversidade, com formadoras de outras áreas como geografia e história.

Já em 2016, retomaram-se os estudos da língua portuguesa integrada com a matemática. Por fim, no último ciclo, que foi de 2017 até o momento, os 1.064 professores da educação  infantil e fundamental trabalharam também a oralidade, a leitura e a escrita como fato que permeia a vida social e não apenas a aprendizagem em sala de aula. As ações foram presenciais e semipresenciais, com materiais impressos e digitais.

Durante todos esses anos de capacitações, os professores receberam materiais didáticos concedidos pelo Ministério da Educação (MEC), para melhorarem seus conhecimentos e técnicas de ensino. Por ano, mais de 750 professores participaram do pacto. Neste último ciclo do PNAIC, houve um aumento exponencial dos participantes, pois o mesmo foi aberto aos docentes da educação infantil e do Programa Novo Mais Educação.  Todos também puderam trocar experiências com professores de outros municípios.

O encerramento oficial do PNAIC acontece no dia 30 de maio. Em junho, iniciarão as atividades do Programa Mais Alfabetização, suja intenção é ter assistentes em sala de aula ajudando os professores das unidades escolares durante as atividades de ensino à leitura, escrita e matemática, de crianças dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

No Brasil, a educação básica é uma atribuição dos municípios e estados, mas cabe à esfera federal integrar as políticas públicas e estratégias e redistribuir os recursos financeiros.
 

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.