Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná é um dos estados com maior concentração de professores doutores no interior. Ocupa o segundo lugar, atrás apenas de Minas Gerais. Hoje, 50% dos 10,1 mil docentes com esta titulação estão fora da capital. Do total de professores com este grau de especialidade, 4,5 mil estão nas sete instituições de ensino superior do Estado.

O dado é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ligado ao desenvolvimento da pesquisa no Brasil.

Depois da capital e de seu entorno, a região com o maior número de professores com doutorado é o Norte (27%), seguido do Oeste (10%) e dos Campos Gerais (5,36%). Entre os docentes do Paraná, 90% têm doutorado ou mestrado, número superior ao exigido por lei.

Esta descentralização do ensino, afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, faz parte da política do Governo do Estadual. “Diferente dos outros estados, onde a concentração de doutores está nas instituições federais localizadas nas capitais, aqui nós primamos por colocar universidades nas macrorregiões, que precisam de mais apoio”, diz ele.

O Paraná conta com sete instituições de ensino superior mantidas pelo Governo do Estado – as universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, do Oeste do Paraná (sede em Cascavel), do Centro-Oeste (sede em Guarapuava), do Norte do Paraná (sede em Jacarezinho) e Estadual do Paraná (sede em Paranavaí).

QUALIFICAÇÃO E INVESTIMENTOS - Para o secretário João Carlos Gomes, o motivo para a grande quantidade de doutores em todo o Estado é o incentivo à qualificação e os investimentos na área. “Hoje, o professor do ensino superior tem crescimento horizontal, por tempo de trabalho, e vertical pela qualificação. Essa possibilidade de ascensão na área motiva mais ainda a busca pelo conhecimento”, relata.

João Carlos Gomes lembra, também, que o governo estadual destina 35% de suas receitas correntes líquidas para o ensino público. Deste total, 29% vão para o ensino básico e os outros 6% para o ensino superior, o que coloca o Paraná como o segundo estado do Brasil que mais investe na área.

DESENVOLVIMENTO – A existência de grande número de professores doutores fortalece a universidade, a medida em que estimula pesquisa, projetos, inovação, ciência e tecnologia. Por consequência, reforça o papel da universidade no desenvolvimento regional. “As necessidades sociais, políticas e econômicas dos municípios longe da capital são maiores. Quando você coloca universidades nessas regiões, você consegue responder as demandas mais facilmente, porque as pesquisas têm impacto no entorno”, diz Jorge Sobral da Silva Maia, professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O estudo “Universidades Estaduais e o Desenvolvimento Regional do Paraná”, publicado pela editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2015, mostra que as instituições promovem mais geração de conhecimento e constroem um ambiente de aprendizagem, além da ofertarem recursos, formação de lideranças e uma visão estratégica sobre a economia do município.

“O próprio pessoal que trabalha nas universidades estimula a economia local. Além disso, a instituição também forma mão de obra capacitada que é incorporada ao mercado de trabalho das empresas ali instaladas”, diz Alex Sander Souza do Carmo, professor do departamento de economia da UEPG e um dos autores do estudo.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.