Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 2 mil profissionais participam de evento em Foz do Iguaçu. A maior delegação da Região é do Estado

Profissionais de todo o Brasil se reúnem, de 12 a 14 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), para participar do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). O evento conta com cerca de 2 mil inscritos.

O X ENMC é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).  O evento é o ponto alto do projeto Mulher Contabilista, que busca reconhecer o papel feminino no desenvolvimento da profissão e da sociedade, e ocorre a cada dois anos, desde 1991, debatendo temas relativos à área contábil e de relevância para o País. Em suas edições, o ENMC reuniu personalidades como a jornalista Glória Maria e o maestro João Carlos Martins, entre outros. “O objetivo vai além da qualificação profissional, ele incentiva a participação das mulheres na vida social e política do País”, explica Maria Clara Cavalcante Bugarim, controladora-geral de Alagoas, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e coordenadora nacional do projeto Mulher Contabilista.

Para sediar o evento, o CRCPR reuniu apoio dos Conventions Bureaux do Estado, da prefeitura de Foz do Iguaçu, da Itaipu Binacional, além de outras entidades de classe. A candidatura ocorreu em 2011, e as preparações começaram a partir de então, mas se intensificaram a partir do IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em 2013, que foi realizado em um navio. “Assim que pusemos o pé no chão, começamos a trabalhar para fazer com o que evento seja um sucesso”, conta Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR e coordenadora local do encontro. A primeira preocupação da comissão organizadora foi definir a programação. “Queríamos fazer um evento atrativo, com forte componente de capacitação, mas também pensando em outras áreas, como saúde e motivação, para que os participantes saiam inspirados do encontro.”

A programação do X ENMC inclui grandes nomes da contabilidade mundial. A presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Olivia Kirtley, participará do painel que debaterá o novo mercado contábil e como se manter nele diante da competitividade. A diretora de Governança Global do Banco Mundial, Sâmia Msadek, falará sobre governança e sucessão em empresas familiares. O encontro também discutirá a liderança focada em resultados e a estratégia da gestão de pessoas com a diretora da in9 Soluções em Treinamento & Desenvolvimento e Consultoria Empresarial, Adriana Albuquerque.

Desde 2007 o evento promove o talk show Mulheres que fazem a diferença, no qual personalidades públicas contam como venceram barreiras e se firmaram profissionalmente.  As convidadas deste ano são a deputada federal mais votada do Paraná, Christiane Yared; a presidente da Suriana e ex-diretora executiva da Alpargatas, Ângela Tamiko Hirata; a professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sonia Guimarães, e a atriz Marisa Orth. A mediação será feita pelo ator e cantor Daniel Boaventura. A programação completa pode ser conferida em www.encontromulher.com.br.

O evento ocorre de 12 a 14 de agosto, no Centro de Convenções do hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu-PR. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site do evento (www.encontromulher.com.br).

Juliana Barbosa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.