Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os participantes vão se juntar a estudantes de todo o país, na Câmara dos Deputados Federais, para simular o processo parlamentar entre os dias 21 e 25 de setembro de 2015.

O programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) está na décima segunda edição e atua para despertar nos jovens a reflexão crítica sobre a importância da representação política. Para tanto, ao longo de uma semana, os parlamentares jovens brasileiros, assistem a palestras, participam de workshop e oficinas, além de seguir a rotina dos parlamentares: formam chapas, elegem a mesa diretora, elaboram pautas, reúnem-se em comissões e atuam nas sessões deliberativas.

Dos 78 selecionados, 05 são do Paraná. Os alunos que irão representar o estado em Brasília são:

- Luan Henrique Azevedo da Silva, do CE Homero Baptista de Barros, da cidade de Curitiba. Seu projeto acrescenta dois parágrafos ao art. 12 da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, para estabelecer valores mínimos para bolsas de estágio.

- João Eduardo dos Santos, do Colégio Luterano Rui Barbosa, da cidade de Marechal Cândido Rondon. Seu projeto altera a alínea "d" do inciso VI do § 3° do artigo 14 da Constituição Federal e acrescenta item 1.

- Lucas Vasco Garcia, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná, da cidade de Curitiba. Seu projeto determina a proibição do uso e importação da Ayahuasca (bebida alucinógena) em rituais religiosos.

- João Marcos Brandet, do Colégio Londrinense, da cidade de Londrina. Seu projeto dispõe a obrigatoriedade de as instituições de ensino público e privado ensinar os cuidados básicos de higiene e de armazenamento correto de alimentos aos cidadãos para que possam evitar contatos com agentes patológicos que possam ameaçar a saúde da população humana.

- Paulo Eduardo Bueno, do CE Albino Feijó Sanches, da cidade de Londrina. Seu projeto dispõe sobre assistência médica prioritária a pessoas diagnosticadas como portadoras da doença celíaca e criar um sistema de informações para melhor orientação e acompanhamento profissional.

Neste ano, o programa Parlamento Jovem Brasileiro recebeu o número de 1.785 mil projetos.

Como participar

Para participar o aluno deve estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares, ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico integrado ao ensino médio e ter entre 16 anos e 22 anos. O estudante cria um projeto de lei e faz a inscrição na sua escola ou diretamente na Secretaria de Educação do seu estado. Compete à Secretaria de Educação proceder a avaliação e triagem inicial. Depois os projetos selecionados são encaminhados para a Câmara dos Deputados, onde uma comissão de analistas legislativos e outros servidores analisam e classificam cada um deles de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza. As propostas devem ser de abrangência nacional.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal segue a proporção de um para oito, ou seja, a cada oito deputados federais, seleciona-se um deputado jovem.

Zezé Garcia/Asimp/Câmara dos Deputados

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.