Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Este ano, 2.450 presos custodiados em penitenciárias de todo o Estado estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). As provas acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro. O Enem PPL é ofertado em unidades prisionais e socioeducativas de todo o Brasil desde o ano de 2010. Há um edital específico para as prisões, com datas de aplicação das provas diferentes das aplicadas aos demais estudantes. No Paraná, o exame acontece em salas de aula das próprias unidades penais. 

Segundo a coordenadora de educação do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Glacélia Quadros, o número de inscritos superou as edições anteriores. "Esse ano atingimos uma marca história devido ao empenho de todos os profissionais envolvidos na divulgação junto aos presos, na realização das inscrições e na busca pela documentação necessária. Foi um trabalho árduo e de equipe", disse. 

"Estamos fechando parcerias para realização de provas simuladas para que essas pessoas possam se preparar de forma adequada. Além disso, os professores que atuam nas unidades penais trabalham o conteúdo em sala. Para aqueles que não estão matriculados em atividades educacionais, mas querem participar da prova, estamos disponibilizando livros para que estudem e se preparem na própria cela”, explica a coordenadora.

RESULTADOS – No ano passado os resultados foram bons. Dos 1.431 presos que se submeteram ao teste, 221 detentos (15% do total que prestaram o exame) conseguiram a conclusão do ensino médio e 928 (65%) tiveram êxito em uma ou mais disciplinas, o que significa que não precisam mais cursar determinada matéria durante o ensino médio.

Do total dos candidatos do sistema penitenciário paranaense, 80% foram aprovados. Muitos deles obtiveram resultados bastante positivos, atingindo pontuações como 900, 920, 960 na prova de Redação, por exemplo.

As boas notas ainda proporcionaram a 56 presos uma vaga no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada para Universidades Públicas (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.