Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Parceria entre a Prefeitura e o Núcleo Regional de Educação viabilizou a transferência da UAB Londrina para colégio estadual no Conjunto Semíramis

O polo de Londrina da Universidade Aberta do Brasil (UAB) passará a atender em um novo endereço, dentro de algumas semanas. O prefeito Marcelo Belinati assinou, na tarde desta quinta-feira (1°), o termo de cessão que oficializa a transferência da sede da UAB Londrina para o Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina.

Também assinaram o termo os secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; de Governo, Alex Canziani; a chefe do NRE Londrina, Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri; o diretor do Colégio Estadual, Anderson Gomes Vieira; e a coordenadora municipal da UAB, Joice Baldassarre.

A mudança para o colégio estadual deve ser concluída até o dia 16 de julho, e o endereço é Rua Rudolf Keilhold, 173, Conjunto Semiramis. Até o momento, as atividades da UAB estão sediadas na Usina do Conhecimento, que fica na Rua Claudete de Souza, 677, Conjunto Parigot de Souza.

A expectativa é que, no novo endereço, a universidade obtenha uma estrutura melhor para acolher os alunos e profissionais, permitindo a ampliação dos cursos. Desde sua fundação, a UAB Londrina registrou 718 alunos com cursos concluídos, e outros 584 estão em andamento.

A UAB Londrina é resultado de um convênio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Ela oferece cursos de graduação e pós-graduação e utiliza a metodologia da educação à distância (EaD).

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, frisou que a estrutura do colégio estadual é mais adequada para as atividades desenvolvidas pela UAB Londrina. “O lugar é ótimo, queríamos manter na região norte e o prédio do colégio é muito bom. A UAB Londrina atende alunos de todo o Paraná e ir para esse colégio será muito bom, temos expectativas muito boas quanto a essa mudança”, afirmou.

No prédio do Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta, a UAB Londrina irá ocupar salas de aula, de secretaria e de laboratório. “É uma grande oportunidade para todas as pessoas que terão acesso à universidade. E agora, com a assinatura do termo de cessão, daremos o andamento para a transferência”, citou a chefe do NRE, Jéssica Pierre.

Para o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, o polo municipal da UAB é uma grande conquista de Londrina e, especialmente, da região norte. “São cursos de graduação e pós-graduação ofertados por meio de universidades públicas, gratuitamente. Infelizmente, o prédio atual não oferta a melhor estrutura. Mas essa parceria do Município com o NRE vai viabilizar que a universidade tenha mais alunos, mais cursos, e abrir mais oportunidades. A cidade e a região ganham com isso, então agradeço ao diretor do colégio e a chefe do NRE que permitiram essa conquista”, disse.

E o diretor-geral do Colégio Estadual, Anderson Gomes Vieira, complementou que a própria comunidade tem interesse em receber a UAB Londrina. “Há uma carência, a comunidade local anseia por investimentos em educação. Consideramos essa mudança como algo que vai beneficiar a população como um todo, com o intuito de contribuir para que jovens e adultos ingressem no ensino superior”, concluiu.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.