Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No Paraná dois projetos receberam o Prêmio, o de Christine Vianna (Londrina) e o de Ângela Marques Duarte (Curitiba). 80 iniciativas foram contempladas em todo Brasil

Acreditamos que mais do que fortalecer o trabalho individual estes prêmios proporcionam à Londrina a visibilidade em nível nacional, potencializando a cidade como celeiro de literatura. O Prêmio visa reconhecer e potencializar projetos da sociedade civil realizados por pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos no âmbito das bibliotecas comunitárias/pontos de leitura e em ambientes sociais diversos de promoção da leitura.

Segundo Christine Vianna além da gratificação em receber o Prêmio, é bom  sabermos que estas ações foram pioneiras na área de literatura e hoje vemos outras que bebem da mesma fonte caminhando, somando esforços para o fortalecimento da literatura. Só o Assalto Literário acontece desde 2010, foram mais de 5.000 livros distribuídos. O Dedo de prosa desde 2010; o Sarau: prosa, poesia e outras delícias desde 2008 – foram cinqüenta e seis saraus.  São mais de 20 anos dedicados à literatura, seja como educadora, editora, produtora, vocalista da Banda de música e poesia, diretora do Festival Literário, escritora (livro de estréia “O fio de Ariadne” coletânea de poesia londrinenses... O Festival Literário de Londrina também ficou entre os 11 selecionados pela Biblioteca Nacional para receber verba em 2016.

Sobre o Assalto

Um grupo constituído por artistas e amantes da literatura que ao invés de subtraírem bens e valores, recitam poesias e distribuem livros. Acontece mensalmente, desde 2010. Os assaltantes já distribuíram mais de 5.000 livros, entre contos, crônicas, romances, poesias e textos dramatúrgicos. A performance é bastante lúdica para atrair um grande número de pessoas. É perpetrado em praças, sindicatos, asilos, terminais de ônibus, dentro de ônibus, parques, centros comerciais, empresas, canteiros de obras. Buscamos a promoção do acesso ao livro de uma forma inusitada.  Uma celebração da vida expressa através da leitura de textos literários. As pessoas são tocadas emocionalmente pela literatura. O projeto valoriza e difunde autores representativos da literatura brasileira, internacional e autores locais. Esta ação ocorre uma vez por mês e distribui cerca de 200 (duzentos) livros a cada performance. Há um encarte no livro distribuído convidando para outros projetos de leitura, como: "contação de histórias para adultos", "saraus", "rodas de leitura", "escambo de livros". Duração: 15/20 minutos.

Como começou

O projeto iniciou com o nome de “Achados Literários”. Os livros eram deixados em espaços públicos para que as pessoas os levassem. Senti a necessidade de atrair a atenção da comunidade para o prazer da leitura, mostrando o texto literário de forma lúdica e cativando assim para a questão da leitura na plataforma livro. Eu queria despertar mais a atenção e como já havia trabalhado em  projetos onde a leitura era a tônica, resolvi ampliar para um happening. Lemos poemas ou prosa poética de vários autores, usamos capas coloridas e distribuímos livros. Recebemos doações de editoras ou compramos os títulos. As pessoas são  surpreendidas em meio à sua rotina, stress e quando percebem já estão envolvidas pela apresentação.

Novos Assaltantes Para Quadrilha

Christine Vianna, abre inscrições para a oficina Encantamentos Poéticos que  prepara novos Assaltantes para o mercado. Quem quiser se inscrever precisa ter acima de 16 anos. Gostar gostar de ler é a única exigência. A taxa é a aquisição de um livro da Campanha “Leia Londrina” . Serão duas oficinas , uma na segunda quinzena  de janeiro de 2016, dias 30 e 31  e a outra na segunda quinzena de fevereiro, dia 27 e 28. Na oficina se trabalha o ritmo da leitura, a intenção, o tom, a expressão através da palavra. Inscrições pelo e-mail: atritoart@gmail.com

Christine Vianna é professora de Língua Portuguesa e diretora do Festival Literário de Londrina e da Vila Cultural Cemitério de Automóveis. Editora da Atrito Arte,  editora londrinense com 95 títulos publicados. A editora foi criada com o intuito de divulgar, principalmente,  a literatura londrinense. Desenvolve vários projetos de incentivo à leitura, entre eles a Banda de música e poesia "Benditos Energúmenos". É atriz profissional e produtora cultural. Entre suas produções destaca-se, o Festival Literário de Londrina - Londrix, que idealizou em 2005 (juntamente com Marcos Losnak e Rodrigo Garcia e Denise Gentil) e de lá pra cá, ocorre anualmente. Destaca-se ainda sua direção da Vila Cultural Cemitério de Automóveis, fundada em 2007, o projeto "Sarauzinho" - voltado ao público infantil e o projeto "Sarau: prosa, poesia e outras delícias" - Bolsa Circulação Literária/2015 e o projeto “Um dedo de prosa – circuito de escritores” - Bolsa Circulação Literária/2015 ao lado de Marco Fabiani.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.