Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ensinar de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do estado e do país é o objetivo do Projeto Porto Escola - Educação para a Sustentabilidade, lançado nesta quinta-feira (30), pela a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). 

O projeto é uma parceria entre a Appa e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e é direcionado aos estudantes do 5º ano do ensino básico, com idade de 10 a 12 anos. 

O atendimento acontecerá sempre nas manhãs de quintas-feiras. Serão contemplados dois mil alunos das escolas municipais de Paranaguá. Também está prevista a participação de estudantes das escolas localizadas nas cinco Ilhas do município de Paranaguá (Piaçaguera, Vila São Miguel, Amparo, Eufrasina e Teixeira). 

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que o programa Porto Escola foi concebido, em um primeiro momento, para as escolas da rede municipal, mas será ampliado em breve. 

“O Porto Escola começa do tamanho que deve ser e vai ficar do tamanho que ele merece”, declarou Dividino, ao explicar que o projeto também será levado nos próximos meses para Antonina. Lá, as visitas serão agendadas no terminal Barão de Teffé. 

CONTEÚDO - O conteúdo do Projeto Porto Escola prevê temas relacionados a Cidadania (Relação Porto-Cidade); Meio Ambiente (Complexo Estuarino de Paranaguá, Paranaguá, Programas e Projetos Ambientais, Monitoramentos, Atividade Pesqueira, Dragagem, Emergência Ambiental); Saúde; e Segurança Ocupacional (com ênfase em Equipamentos de Proteção Individual e de Proteção Coletiva). 

O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, ressaltou o avanço das ações do Porto na área ambiental, bem como na ampliação da parceria com o município. 

“Esta é uma porta que está sendo aberta e que nunca mais poderá ser fechada. O trabalho de educação ambiental com as crianças é fundamental para o futuro da nossa cidade”, enfatizou o prefeito. 

AULA INAUGURAL - A atividade com os alunos começou com uma palestra expositiva em que as crianças aprenderam a história do Porto de Paranaguá e a sua relevância para a economia local. Os estudantes também conheceram a importância da Baía de Paranaguá para o meio ambiente – o local é considerado o maior berçário da fauna marinha do Sul do Oceano Atlântico.

Em seguida, as crianças conheceram os procedimentos de segurança vigentes no Porto e foram apresentadas aos Equipamentos de Proteção Individual, como capacetes, protetores auriculares e sapatos especiais. 

Depois, visitaram o cais do porto e conheceram a equipe de prontidão que fica a postos para atender qualquer emergência ambiental. 

Para diretor de Meio Ambiente da Appa, Marco Aurélio Ziliotto, o Porto de Paranaguá tem um compromisso com a cidade e a população. “As crianças serão multiplicadores das informações sobre a importância da preservação do meio ambiente em que vivem e de como o Porto pode conviver de forma sustentável com a natureza existente em seu entorno”, relatou Ziliotto. 

ENCONTRO – Durante a visita, também aconteceu um reencontro curioso. O líder de operação da equipe de prontidão, Jean Gouveia, reconheceu a sua antiga professora do 4º ano do primário enquanto exemplificava alguns procedimentos de segurança para as crianças. 

Josiane Savicki, que acompanhava a visita dos alunos, foi professora de Jean há mais de 15 anos na Escola Municipal Maria José Henrique Tavares. “É muito curioso reencontrar um ex-aluno nesta situação justamente quando estamos apresentando a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente para os mais novos”, disse a professora. 

Agência de Notícias PR
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.