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Ações com os alunos da rede municipal, em prol do crescimento e da construção de identidade pessoal, social e cultural, ganharam as páginas de revista especializada, a Nova Escola

Ter acesso à educação de qualidade desde cedo é um direito de todos e pensando em melhorar cada vez mais a aprendizagem das crianças de zero a 5 anos de idade, o município de Londrina tem investido no desenvolvimento dos conhecimentos, das competências e das habilidades no ensino infantil e fundamental.

Um exemplo disso são as atividades ministradas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Londrina, que ganharam destaque nacional. Isso porque, as práticas com os alunos da rede municipal, em prol do crescimento e da construção de identidade pessoal, social e cultural, ganharam as páginas de uma das principais revistas especializadas em educação do Brasil, a Nova Escola.

Em sua versão digital e imprensa, o veículo de comunicação apresenta as ideias utilizadas pelos professores com as crianças do ensino infantil e fundamental. Experiências como os cuidados com o próprio corpo, interações em frente ao espelho, jogos de imitação, pintura, brincadeiras com água, cores, texturas, e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário foram algumas delas.

Foram utilizadas como exemplos positivos das ações curriculares os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Water Okano, Laura Ribeiro Vergínia De Carvalho, Abdias Do Nascimento e Malvina Poppi Pedrialli e o Centro de Educação Infantil filantrópico (CEI) Irmãs de Betânia.

Para a gerente de Educação Infantil de Londrina e coordenadora da etapa da educação infantil no Programa para a construção do referencial para a Base Nacional Comum Curricular (Pró-BNCC), no Estado do Paraná, Ludmila Dimitrovicht, a divulgação nacional das atividades pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina demonstra a grande relevância do trabalho que vem sendo executado pela rede municipal de ensino de Londrina.

“Vemos essa repercussão nacional de forma muito positiva, porque, para nós, é o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo na rede municipal de educação. Fomos um dos primeiros municípios do Brasil a entregarmos as análises para a implantação da BNCC na educação infantil e fomos muito elogiados pelos demais estados e pelo Ministério da Educação”, explicou Ludmila.

As diretrizes elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) servem de norte para as experiências pedagógicas praticadas com os alunos todo o país. E, para isso, estimulam seis direitos de aprendizagem que são: os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. O objetivo dos especialistas que ajudam na construção desse documento é apresentar as diversas áreas de conhecimentos correspondentes às demandas de cada faixa etária, de forma que todos estejam preparados para o futuro.

NCPML

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