Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prazo para as 2,1 mil escolas da rede estadual entregarem os novos calendários aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) termina nesta sexta-feira (19). A nova programação de reposição de aulas está sendo elaborada de acordo com a realidade de cada estabelecimento, tendo em vista que algumas unidades continuaram funcionando normal ou parcialmente durante a greve, enquanto outras fecharam completamente. 

Todos os calendários devem seguir alguns critérios básicos. Um deles é a possibilidade de reposição das aulas aos sábados, de acordo com a disponibilidade do transporte escolar. Não será permitida a sexta aula, pois assim pode ser cumprida a carga de 800 horas letivas, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), mas não seriam respeitados os 200 dias letivos. 

Já o mês de janeiro será reservado às férias. A data limite para encerramento do ano letivo de 2015 será 7 de março de 2016. 

As aulas também podem ser reposta nos feriados municipais, se houver acordo com a comunidade escolar. Porém, nos feriados nacionais não será permitida a reposição. “A reposição das aulas deve ser pensada de maneira a evitar prejuízos aos estudantes, considerando as necessidades e especificidades de cada região”, frisou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. 

HISTÓRICO ESCOLAR E ENEM– Para evitar maiores prejuízos aos cerca de cem mil alunos do terceiro ano do ensino médio, a secretária Ana Seres entrou em contato com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) solicitando que as universidades estaduais adiem as datas dos vestibulares. “As universidades já demonstraram boa vontade”, disse a secretária. Foi requisitado, ainda, que as instituições de Ensino Superior aguardem um pouco mais para receber a documentação dos alunos que vão concluir o Ensino Médio. 

Além disso, a Secretaria da Educação enviou, na semana passada, um ofício para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) solicitando a prorrogação do prazo de inscrição para o Enem. A SEED ainda aguarda resposta.

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.