Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou ontem (15) a Biblioteca da Região Sul, localizada nas antigas dependências do Pavilon, na avenida Guilherme de Almeida, ao lado da Praça da Juventude. O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, de outros representantes da prefeitura e do segmento de livro e leitura.

Além do pronunciamento de autoridades, as crianças do Instituto União para a Vitória fizeram uma apresentação de Taiko. Também foi realizada uma apresentação de contação da história “O pequeno príncipe”, por Paulo Tio e Marize Garcia, voluntários do Sistema de Bibliotecas Públicas.
O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que se trata de uma obra importante para que a população possa ter um espaço de cultura e de lazer. Ele contou que o objetivo da prefeitura é que todas as secretarias trabalhem em conjunto, oferecendo esporte, educação, cultura e lazer às pessoas. “Queremos promover diversas atividades, para que este equipamento possa estar sempre movimentado pela população local”, frisou.

O secretário municipal de Cultura, Caio Júlio Cesaro, destacou que além das atividades ligadas ao livro e a leitura, a intenção é levar, para o espaço, programações culturais que possam atender o interesse da comunidade, inclusive valorizando os talentos locais. Ele ressaltou ainda que as atividades devem ser levadas para todos os cidadãos. “Nós já contamos com uma diversidade de bibliotecas em todas as regiões da cidade, mas sempre estamos estudando novas formas de ampliar os serviços e de criar novas políticas públicas que ofereçam mais oportunidades ao cidadão londrinense”, frisou.

A obra custou cerca de R$ 700 mil e foi construída, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Londrina e o Ministério do Turismo, pela construtora Rezende Construções Civis. A Biblioteca tem cerca de 500 metros quadrados, divididos em recepção, sala para o desenvolvimento de oficinas, sala de estudo, para leitura de livros, entre outros ambientes.

O acervo é composto por cerca de quatro mil exemplares de livros e irá atender todas as áreas de conhecimento, como literatura infantil, filosofia, psicologia, ciências sociais, história, geografia, matemática e biologia.

Integração de serviços - No local também foi instalada, de forma temporária, uma unidade de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que funcionará durante o horário da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também haverá, dentro da biblioteca, um posto de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, que viabilizará todos os tipos de protocolos. O posto da Fazenda irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas.

A secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, disse que a biblioteca é uma obra solicitada pela comunidade. “Fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, para que o CRAS possa atender temporariamente aqui, até que tenhamos uma sede definitiva. Colocamos-nos à disposição da população da região sul”, destacou.

De acordo com a diretora de Bibliotecas Públicas Municipais, Leda Maria Araújo, o equipamento vem para atender os moradores da região sul e suas ações serão desenvolvidas a partir de um plano de trabalho, que objetiva realizar um estudo de reconhecimento e levantamento das demandas e necessidades informacionais dos moradores. “Pretendemos fazer articulações com associações, instituições públicas e privadas, ONGs e outros órgãos da região, a fim de estabelecer parceria para realização de ações, no que se refere ao acesso a informações e no desenvolvimento de ações que incentive e fomente o livro, leitura e a literatura”, destacou Leda.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração, o vice-prefeito João Mendonça; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista; os vereadores Estevão da Zona Sul, Amauri Cardoso e Jairo Tamura; representando a superintendência da Caixa Econômica Federal, Olides Mileze Júnior; secretários municipais e alunos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.