Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A segunda edição do Prêmio Gestão CAF, que avalia o desempenho da gestão financeira das escolas estaduais, neste ano vai envolver 620 unidades dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Guarapuava, Pitanga, Toledo, Assis Chateaubriand, Goioerê, Cianorte, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Ibaiti, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio. 

A Secretaria de Estado da Educação também ampliará o atendimento do projeto Gestão Financeira na Escola. Em 2016 vão participar, recebendo treinamento, escolas dos núcleos regionais de Guarapuava, Ponta Grossa e Paranaguá. Já fazem parte do projeto escolas das regionais Área Metropolitana Sul e Irati. 

A secretária de estado da Educação, professora Ana Seres, destacou que a administração financeira reflete no bom desempenho pedagógico. “É um trabalho coletivo, e também um incentivo a esses profissionais, que irá refletir no desempenho pedagógico dos nossos estudantes e na qualidade do ensino no Paraná”, frisou a secretária. “Fiquei emocionada ao conhecer o belo trabalho das vencedoras do ano passado”, lembrou Ana Seres.

As ampliações dos projetos foram anunciadas nesta quinta-feira (18), em Curitiba, durante reunião com os técnicos coordenadores Financeiros dos Núcleos Regionais da Educação. “O encontro serve para orientar esses profissionais sobre as alterações ocorridas na Legislação do Programa Fundo Rotativo e apresentação do Novo Manual de Orientações, além de apresentar as novidades dos projetos que serão executados na área da gestão financeira”, explicou Manoel José Vicente, chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF). 

PRÊMIO – O Prêmio Gestão CAF foi desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), da Secretaria de Estado da Educação, e faz parte do programa Minha Escola tem Ação (Meta), criado para fortalecer a gestão escolar. A premiação reconhece as melhores administrações financeiras através da aplicação eficiente dos recursos públicos que possibilitam desenvolver projetos pedagógicos que ajudam no aprendizado dos estudantes. 

Para participar do projeto as escolas precisam passar por 11 critérios avaliados por uma comissão formada por técnicos da CAF e da área pedagógica que atuam nos Núcleos Regionais de Educação. 

Entre os principais critérios estão a entrega das prestações de contas em dia, cumprimento dos prazos, manutenção da rede física das escolas, além de projetos inovadores que reflitam na qualidade do processo de ensino e aprendizado. As escolas também precisam apresentar bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Para 2018, está prevista a edição do Prêmio Gestão CAF Estadual, que irá escolar a melhor administração financeira escolar do Paraná. 

GESTÃO FINANCEIRA NA ESCOLA – O projeto de Gestão Financeira iniciou em 2013, com os Núcleos Regionais de Educação de Irati (Colégio Estadual Alberto de Carvalho) e Área Metropolitana Sul (Colégio Estadual Herbert de Souza). Nesse ano, o projeto também será executado em escolas dos Núcleos Regionais de Guarapuava (Colégio Estadual Tupi Pinheiro), Ponta Grossa (Colégio Estadual Regente Feijó) e Paranaguá (Colégio Estadual Ilha das Peças). 

O objetivo é formar referências de administração financeira em cada regional e aproximar a comunidade da gestão escolar. A dinâmica será realizada por profissionais da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), Secretaria de Estado da Educação e Núcleos Regionais de Educação, diretamente nas escolas. 

Para participar do projeto as escolas precisam, entre outras coisas, indicar um funcionário do quadro administrativo para atuar como agente financeiro e dar suporte à direção em questões burocráticas. Com isso o diretor terá mais tempo para pensar a escola como um todo. “Queremos que todos os segmentos da comunidade acompanhem as funcionalidades do dinheiro que chega às escolas e participem ativamente da aplicação desses recursos”, disse Manoel. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.