Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O resultado do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – divulgado este ano trouxe boas novas para escolas municipais de Londrina, mas uma em especial tem motivos a mais para comemorar. A Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, localizada no Jardim Marabá, foi a que apresentou o maior crescimento dos últimos anos.  Saiu de 3.2 em 2011; alcançou 5.6 em 2013; 6.0 em 2015; e fechou com 7.5 em 2017.

Diretora da escola há oito anos, Adriana Fátima Gonçalves Machado atribui o resultado a um somatório de fatores e um deles é o funcionamento efetivo do Conselho de Classe, espaço em que são discutidos os problemas e dificuldades de cada aluno e encaminhadas soluções de forma individualizada. “Para a gente atingir esse resultado o principal é conhecer cada aluno”, diz ela.

Outro fator enaltecido pela diretora é o programa “A União Faz a Vida”, criado e mantido pelo Sicredi, e que começou a operar na escola em 2012. O objetivo do programa é promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

“A União Faz a Vida representa uma mudança de metodologia e é interessante que também mexe com a autoestima dos alunos e dos professores”, comenta a diretora. Ela ressalta o comprometimento dos professores e a empolgação deles com as atividades que aplicam junto com os alunos.

A proposta do programa foi  construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, pais e da comunidade.

As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa. Com a participação de educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e com a comunidade de aprendizagem. E começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.

O Programa A União Faz a Vida também promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade.

Para o diretor-executivo da Sicredi União PR/SP, Rogério Machado, a instituição financeira cooperativa tem grande desafio de apoiar a educação e valorizar os professores para atender ao propósito da cooperativa de desenvolver a comunidade onde atua. “Se quisermos desenvolver uma sociedade mais justa precisamos apoiar a educação, que é o único caminho que acreditamos ser possível para transformar o mundo”, disse. O programa, na sua avaliação, só dá certo onde há uma verdadeira parceria com os professores, “que são os grandes agentes de transformação”.

O presidente da cooperativa, Wellington Ferreira, destaca que o objetivo da Sicredi União é levar o programa para todos os municípios onde atua.

Mais resultados positivos

A União Faz a Vida nasceu em 1995 e foi introduzido na área de atuação da Sicredi União PR/SP (Norte e Noroeste do Paraná; Leste e Centro-Leste Paulista) há 10 anos.

Várias cidades onde o programa é desenvolvido tiveram progresso no Ideb de 2015 para 2017. No Paraná, alguns exemplos são Pitangueiras passou de 7.1 para 7.8; Florai  avançou de 7.0  para 7.7, ficando em 1° lugar entre os municípios da AMUSEP – Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense -  e o 5° lugar no Paraná; Terra Boa subiu de 6,4 para 7,2;  São Jorge do Ivaí passou de 6,3 para 6,8;  Ourizona saltou de 5,1 para 6,8; e no Estado de São Paulo, as cidades de Mococa, que passou de 6,2 para 6,3; e São José do Rio Pardo, que subiu de 6,3 para 6,7.

“Os municípios e muitas dessas escolas se empenham e valorizam a educação e temos certeza que o programa A União Faz a Vida contribuiu para que atingissem resultados melhores”, comentou Machado.

Próximas atividades na Escola Carlos Zewe Coimbra

Duas atividades desenvolvidas pela Sicredi União PR/SP estão marcadas para as próxima semanas na Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra: a apresentação da peça teatral Caravana Kids, que visa à educação financeira, no dia 26 de outubro; e a Culminância, evento que marca a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano dentro do programa A União Faz a Vida, marcado para dia 8 de dezembro.

Na peça teatral, dois palhaços, Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho,  sonham em montar um circo, porém não possuem capital para isso e entre várias aventuras ensinam as crianças a pouparem. O recado é passado de forma educativa e bastante divertida. A apresentação será às 14 horas. Já a culminância, no dia 8 de dezembro, será a partir das 10 horas.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.