Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apoio técnico e financeiro para fomentar o empreendedorismo entre estudantes universitários; instituições de ensino superior podem se inscrever até o dia 30 de novembro

Com objetivo de disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino superior, por meio da oferta de conteúdos curriculares de empreendedorismo, o Sebrae/PR lançou um edital de chamada pública para participação de faculdades, centros universitários ou universidades no Programa Nacional de Educação Empreendedora.

Até o dia 30 de novembro próximo, o Sebrae/PR receberá as inscrições de projetos ou planos de trabalho voltados para o estímulo da cultura empreendedora nas instituições de ensino superior, públicas ou privadas, credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e sediadas no território paranaense.

A entidade vai oferecer apoio técnico e financeiro para 40 projetos, disponibilizando valores de até R$ 140 mil para cada um dos projetos selecionados, com execução pelos próximos dois anos, atingindo o valor de R$ 5,6 milhões em recursos. Conforme o edital, o Sebrae/PR pode subsidiar até 70% do orçamento total, sendo que as instituições de ensino superior devem financiar 30% do valor dos projetos ou planos de trabalho.

Rosângela Angonese, coordenadora do Programa de Educação Empreendedora no Estado, conta que o novo edital contempla mais que o dobro de instituições de ensino, em comparação com o anterior. “O último edital, que encerra em 2015, contemplou 15 instituições de ensino. Este atenderá muito mais alunos, oferecendo conteúdos, como cursos, seminários, palestras, ações de promoção, sensibilização e capacitação ao empreendedorismo.”

Os recursos destinados para o Programa Educação Empreendedora podem contemplar uma série de atividades, desde a inclusão da disciplina de empreendedorismo na grade curricular ou em cursos de extensão, até a criação de um centro de empreendedorismo voltado exclusivamente à formação de competências empreendedoras.

Além disso, as instituições também podem propor ações de apoio ao Desafio Universitário Empreendedor – uma competição nacional de caráter educacional que opera através de uma plataforma digital-, realizar palestras e workshops sobre o tema e até promover de feiras de negócios.

“O empreendedorismo nas instituições de ensino é uma prioridade para o Sebrae/PR. É necessário incentivar os jovens estudantes para se transformarem, no futuro, em empreendedores e empresários. Os participantes da iniciativa vão compreender a dinâmica do empreendedorismo e, quando estiverem no mercado de trabalho, poderão colocar os conhecimentos adquiridos em prática”, afirma Rosângela.

Inscrição e avaliação dos projetos

As inscrições dos projetos e planos de trabalho podem ser enviadas até o dia 30 de novembro. O roteiro para a elaboração e a forma de envio estão descritos no próprio edital. O julgamento acontece em duas etapas, sendo elas da elegibilidade das instituições de ensino a avaliação de mérito dos projetos.

A divulgação do resultado e assinatura do convênio entre o Sebrae/PR e as instituições de ensino superior acontecem no início de 2016, assim como o começo dos trabalhos. O edital já está disponível na página Sebrae/PR na internet, em www.sebraepr.com.br. Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo telefone 0800 570 0800.

“A intenção é melhorar a compreensão do empreendedorismo e familiarizar os estudantes com o tema. O Programa Educação Empreendedora traz benefícios para toda a sociedade, contribuindo com o desenvolvimento de um ambiente favorável para os negócios, no futuro”, destaca a coordenadora do Programa, Rosângela Angonese.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.