Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa do Sesi e Senai em parceria com a US-Brasil Connect vai formar 192 alunos e levar os que tiverem melhor desempenho aos Estados Unidos

Com objetivo de ensinar inglês de uma maneira diferente e divertida, o Conexão Mundo utiliza redes sociais para integrar jovens com outras culturas. Nesta segunda-feira (06), 192 alunos do ensino médio EBEP – Educação Básica do Sesi articulada com a Educação Profissional do Senai – do Campus da Indústria, em Curitiba; de São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Maringá (as duas últimas por videoconferência) participaram da cerimônia de abertura da etapa presencial da edição 2015 do curso. Nesta fase, os estudantes têm contato direto com os “coaches”, professores dos Estados Unidos que ministrarão aulas até o final deste mês no Colégio Sesi FESP, em Curitiba.

Para a gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Rosane Lara, a iniciativa é uma grande oportunidade para os estudantes. “O inglês é cada dia mais importante no mercado de trabalho, principalmente na indústria. O Conexão Mundo é um programa que contribuirá muito para o sucesso da futura carreira de todos os alunos”, destacou. “O projeto possibilita uma grande troca de experiências. É algo que realmente têm feito diferença na vida dos nossos alunos”, completou Tania Rinaldi, gerente da unidade do Sistema Fiep no Portão.

O programa, que é uma iniciativa do Sesi e Senai, em parceria com a instituição americana US-Brasil Connect, possui seis meses de duração, sendo que nos dois primeiros os estudantes aprendem inglês utilizando as redes sociais, como o Facebook e  os Google Hangouts, além de uma plataforma com exercícios práticos. Após esta fase, acontece a etapa presencial. Nos dois meses finais os alunos continuarão o ensino nas redes sociais.

“É um programa único, pois não é apenas sobre aprender inglês, é sobre conectar dois países”, explica a coordenadora da US-Brasil Connect, Kerri-Ann Appleton. “Os alunos compartilharão muitas coisas: comida, idioma, cultura. É difícil aprender uma nova língua e, para isso, é preciso sair da sua zona de conforto. Queremos que todos acreditem que conseguem e façam disso um processo divertido”, finalizou.

Ao final da capacitação, os alunos receberão um certificado de conclusão do Sesi e Senai , e os 5% concluintes que apresentarem maior evolução no idioma terão a oportunidade de realizar a viagem de imersão aos Estados Unidos para um  programa de estudos e atividades culturais durante duas semanas. No ano passado, seis estudantes paranaenses participaram da viagem de intercâmbio.

Diego Oliveira, que além do Colégio Sesi frequenta as aulas do curso técnico em Administração do Senai em São José dos Pinhais, foi um destes estudantes. Ele conta que dedicação é fundamental. “Já estudava inglês, mas faltava uma experiência prática para aprimorar os estudos. O Conexão Mundo foi a oportunidade que faltava. Para ter um bom aproveitamento, precisa de muita dedicação, tanto nas etapas do programa,quanto nas aulas regulares, já que ter um bom desempenho acadêmico é um dos critérios. Outra coisa fundamental é não ter medo de errar: é só assim que perdemos o medo”, disse.

Talita Cassanego, do curso técnico em Informática do Campus da Indústria foi outra participante da viagem para Denver, no Colorado. Para ela, o destaque do projeto são as amizades feitas no percurso. “Foi muito legal conhecer tanta gente, como os coaches que trabalharam conosco e com os outros estudantes. Pude trocar muitas experiências durante todo o processo e, com isso, passamos a valorizar também as nossas próprias vivências”, explica a aluna.

Conexão Mundo

O programa Conexão Mundo iniciou em 2012, na unidade do Sesi e Senai em Salvador/BA. Ao todo, 200 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio foram selecionados depois de realizarem provas para testar o nível de conhecimento em inglês. O programa cresceu e atualmente acontece em 18 estados brasileiros. Em 2014, cerca de 2000 estudantes, de 31 escolas, participaram da iniciativa. Este ano, serão ao todo 2040 alunos de 32 cidades distribuídas em 20 estados brasileiros.

Asimp/Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.