Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em 2015, o Governo do Paraná repassou R$ 73,8 milhões do Programa Fundo Rotativo para as escolas estaduais. Foram enviadas dez parcelas da cota normal para consumo, quatro da cota de serviço e mais duas cotas extras. Com esses recursos, as unidades de ensino puderam deixar a manutenção em dia, comprar itens de consumo e investir em melhorias na infraestrutura que resultam diretamente na qualidade de ensino.

“O alto volume de investimentos que fizemos demonstra como a Educação é prioridade do nosso governo. Os recursos bem aplicados pelas escolas refletem em melhores condições para os nossos mais de 1 milhão de alunos”, afirma o governador Beto Richa.

Neste ano as boas administrações financeiras foram reconhecidas e premiadas pela Secretaria de Estado da Educação. O Prêmio Gestão CAF destacou as três melhores escolas, ou seja, as que melhor administram os recursos públicos que recebem, nos Núcleos Regionais de Educação de Umuarama, Paranavaí, Maringá, União da Vitória e Ivaiporã.

Em 2016 outros dez Núcleos serão selecionados e até 2018 todas as regiões terão suas escolas premiadas. A previsão é que no final de 2018 seja realizado o Prêmio Gestão CAF Estadual, que escolherá a melhor escola do Paraná em termos de gestão financeira.

Gestão Participativa

No Colégio Estadual do Campo de Boa Vista da Santa Cruz, em Rosário do Ivaí (Vale do Ivaí), a gestão financeira é feita de forma democrática, ouvindo todos os segmentos da escola e a comunidade. “Quando vem o recurso é feita a reunião para definir os planos de aplicação, na sequência já é feita a ata da reunião e depois vamos correr atrás dos orçamentos, pra fazer a consolidação das pesquisas de preço. Somente após isso é que vai ser executado o recurso”, explicou o diretor Fábio Pereira da Silva.

O colégio foi o segundo colocado no Prêmio Gestão CAF do Núcleo de Educação de Ivaiporã. Além das reuniões, o diretor sempre passa nas salas de aula para ouvir os estudantes, para saber deles onde a escola precisa melhorar.

“Se a gente não souber aplicar os recursos que chegam não vai ter um retorno pedagógico. Mas planejamento dos gastos e investimento corretos refletem diretamente na qualidade do ensino. Uma estrutura boa deixa um ambiente melhor para o aluno aprender”, definiu o diretor Fábio.

“Escolas que fazem uma boa aplicação dos recursos públicos, tanto federais quanto estaduais, conseguem se desenvolver e avançar também nos aspectos pedagógicos. Uma gestão transparente e democrática, que ouve a comunidade escolar, só traz benefícios para as unidades escolares”, afirma a secretária da Educação, professora Ana Seres.

Prêmio

O Prêmio Gestão CAF foi desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar da Secretaria de Estado da Educação e faz parte do programa Minha Escola tem Ação (Meta), criado para fortalecer a gestão escolar. O objetivo do prêmio é divulgar as boas gestões e práticas desenvolvidas pelas escolas estaduais.

Fundo Rotativo

É um programa de repasse de recursos às escolas estaduais para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional. Em 2014 foram liberados às unidades da rede estadual cerca de R$ 52 milhões em cotas do Fundo Rotativo.

Na página da Secretaria de Estado da Educação na internet, no Portal Dia a Dia Educação, é possível acompanhar quanto cada escola recebe do Fundo Rotativo e como esse dinheiro é aplicado. Basta entrar na página Consulta Escolas (www.consultaescolas.pr.gov.br/consultaescolas/).

“Tudo o que planejamos no início do ano foi cumprido de maneira integral. A regularidade de recebimento dos recursos pelas escolas permite que os gestores façam uma boa administração”, explicou Manoel José Vicente, chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.