Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a criação de uma rádio via WhatsApp e de uma horta comunitária, estudantes e famílias resgatam tradições da área rural da cidade

A reunião das famílias, o senso de comunidade e a divulgação de informações sobre o bairro. Essas foram as motivações para a criação do  Estação ZN, projeto que informa por meio de um podcast no WhatsApp de alunos e familiares do Marista Escola Social Ir Acácio, além de moradores do bairro Conjunto João da Paz, em Londrina. A ação, que foi criada durante a pandemia da Covid-19, já resultou em inúmeros programas informativos e até na manutenção de uma horta comunitária.

O projeto desenvolvido pelos professores Geovane Sgabanasse e Odete Barbosa teve início no ano passado, enquanto as crianças estavam no ensino remoto e recebiam as atividades em casa. “A nossa ideia é recriar o senso de comunidade a partir do resgate histórico da zona norte de Londrina. Esta região é herdeira de uma cultura rural, cafeeira, onde o rádio foi um importante meio de comunicação, uma companhia. Assim, no contexto de atendimento remoto que se deu com a criação de grupos de whatsapp e a entrega de kit pedagógico, a Radiozap se tornou uma metodologia acessível aos educandos e famílias que muitas vezes não dispõe de Internet e computador em suas residências”, reforça Odete

O meio se tornou eficaz para construir aprendizagem e superar o distanciamento social. Com o tempo, a participação se tornou ainda mais efetiva. “Os estudantes foram se apropriando totalmente do processo, sugerindo músicas, receitas, histórias e até temas para realizarmos os podcasts, toda pauta é discutida com eles, que participam ativamente das gravações”, revela Geovane

Tradições e a horta comunitária

O projeto que conta com estudantes de 6 a 9 anos tem participação efetiva das famílias, que também buscam informações por meio das atividades. Pensando nisso, e no reconhecimento de uma cultura rural ainda presente na comunidade, a horta escolar foi transformada em uma horta comunitária. “O cultivo de hortaliças conta com a contribuição das famílias, que agendam seus momentos na hora para cultivar os canteiros, plantio e colheita”, reforça Geovane.

A atividade também proporciona o reconhecimento das raízes e tradições do povo, a construção de novos caminhos  solidários e sustentáveis. “Podemos contribuir para o enfrentamento do empobrecimento das famílias, desemprego e fome, devido a pandemia  com uma solidariedade socioambiental e a sustentabilidade”, reforça Odete.

Nos próximos meses as atividades incluem o aumento da horta comunitária e um mutirão para organização, plantio e colheita das famílias da região.

Nathalie Santini Maia/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.