Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Podem se candidatar alunos da rede pública de ensino com idades de 16 e 17 anos interessados em publicar um livro

Quem pretende se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo projeto Jovem Escritor terá mais alguns dias para se inscrever, já que o prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 15 de outubro. Podem participar jovens de 16 ou 17 anos de idade que estejam regularmente matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site bit.ly/JovemEscritor.

A iniciativa vai dar, a dez estudantes, a oportunidade de participar de debates, encontros com autores locais, palestras, oficinas de literatura e outras atividades formativas, além do grande prêmio do projeto: a publicação gratuita de um livro de sua autoria. O Jovem Escritor conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Para a inscrição, os candidatos têm que informar, além dos dados pessoais, algumas informações sobre a obra que pretendem publicar. É importante informar se a intenção é um livro de poemas, um romance, um livro de contos ou uma história em quadrinhos e fazer um breve resumo sobre ele. Serão selecionadas propostas que melhor defenderem suas intenções para a publicação, sendo que aqueles que inserirem trechos da obra possuem mais chances de serem aprovados.

A renda familiar, a organização de ideias, a criatividade e a relevância literária para a cidade de Londrina são critérios de seleção. Serão escolhidos três projetos de poemas, três de contos, outros três do gênero romance e um de História em Quadrinhos (HQ). Para a HQ, poderão se inscrever até dois alunos pelo mesmo trabalho, contando apenas como uma única vaga, um responsável pela narrativa e outro pelas ilustrações. A lista com os aprovados será divulgada no site dia 22 de outubro.

De acordo com o escritor e autor do projeto, Leandro Benevides, a iniciativa oferece o pontapé para uma carreira literária. “O projeto visa oportunizar o contato com uma literatura contemporânea, moderna e prazerosa para os estudantes, desconstruindo a experiência de muitos durante o ensino médio que enxergam os atos de ler e escrever como obrigações. Os impactos aparecem a curto e principalmente a longo prazo, já que o Jovem Escritor é a porta de entrada para que esses jovens sejam atuantes no cenário cultural e literário da cidade”, expôs.

Desenvolvidas de outubro a janeiro de 2019, as atividades propõem uma formação ampla sobre literatura, aprofundada nos quatro gêneros textuais oferecidos pelo Jovem Escritor. Durante os três primeiros meses, os estudantes estruturarão o projeto do livro que pretendem escrever. O processo de produção acontece nos meses seguintes, acompanhado por Leandro, que dará suporte para a edição e revisão ortográfica dos textos.

Além disso, o programa inclui um trabalho focado no desenvolvimento de estratégias de marketing digital que auxiliem os participantes na conquista de espaços culturais em ferramentas como Facebook, Instagram e Twitter. Os alunos ainda terão aulas de encadernação artesanal, caso queiram desenvolver no futuro seus próprios livros manufaturados.

O projeto acontece semanalmente com dois encontros de três horas de duração cada. As atividades ocorrem no período da tarde, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, que fica na Avenida Arthur Thomas, 342, Jardim Bandeirantes. O projeto garante aos jovens alimentação no local e vale transporte para o deslocamento.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.