Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Duas professoras da Rede Municipal de Educação de Londrina estiveram em Curitiba, nesta quarta-feira (30), para fazer uma apresentação sobre o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido no município. A atividade ocorre durante o “2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná”. Implantado em 2016, o projeto educativo é desenvolvido em Londrina por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae. O objetivo é incentivar a educação voltada à cultura empreendedora entre os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, estimulando neles a criatividade, o autoconhecimento, o senso de responsabilidade, além do espírito coletivo.

Atualmente, o programa é executado em todas as 85 escolas municipais de Londrina, atendendo cerca de 27 mil alunos, das turmas do 1º ao 5º ano. No evento, a apresentação do projeto será realizada pelas educadoras Mileide Carla Novelli da Silva, da Escola Municipal Prof. Moacyr Teixeira (região norte), e Valdirene de Oliveira Negreiros Rodrigues, que leciona na Escola Municipal Miguel Bespalhok (região leste).

Segundo Mileide, levar a experiência de Londrina ao evento é uma forma de valorizar e mostrar a evolução deste trabalho no município, que é o único a ter implantado o programa de Educação Empreendedora do Sebrae em 100% das escolas no Ensino Fundamental I. “A evolução dos alunos proporcionada pelo projeto tem sido notória, não apenas no sentido do fator empreendedorismo, mas, principalmente, para sua formação cidadã. 
Eles obtêm diversos ganhos e desenvolvem habilidades no convívio social, na tomada de decisões, organização pessoal e trabalho em equipe. O mais importante é que o aprendizado adquirido nas atividades teóricas e práticas são levados para suas vidas”, destacou.

A responsável pela coordenação de projetos pedagógicos na Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, informou que o projeto é desenvolvido há cerca de um ano e oito meses nas escolas municipais. “Além ensinar aos alunos conteúdos voltados a práticas empreendedoras, o trabalho proporciona às crianças uma mudança positiva no comportamento. É perceptível que a postura desses alunos fica diferente quando eles passam a apresentar mais características e habilidades como a autonomia e a criatividade para enfrentar desafios e solucionar problemas”, salientou.

O projeto – O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é realizado, desde fevereiro de 2016, durante todo o ano letivo nas 85 escolas municipais de Londrina. As unidades desenvolvem, semanalmente, atividades teóricas e práticas em sala de aula, aplicadas pelos professores que passaram por capacitação junto ao Sebrae. O órgão oferece o material pedagógico que norteia a orientação dos educadores, bem como os livros didáticos que são produzidos, especificamente, para o programa, trazendo diferentes temas para cada uma das séries do 1º a 5º ano, dentro do conceito do programa. Em 2017, mais de 130 professores e coordenadores pedagógicos foram capacitados para executar o projeto em suas escolas.

Além disso, as unidades escolares promovem feiras anuais e, pontualmente, atividades ao ar livre como mostras e eventos abertos à comunidade escolar. Cada escola tem a liberdade para organizar suas ações e promover os eventos conforme seu calendário escolar. “São oportunidades que os estudantes têm para colocar em prática o que estão aprendendo no decorrer do ano, como as fases de pesquisas, organização e planejamento das ações, a reutilização ou não de produtos, a definição do público-alvo e o estabelecimento de metas. Nas festas juninas, por exemplo, as unidades colocam uma ‘Barraca do JEPP’ com os produtos e criações dos alunos”, completou Carla.

Nas feiras, os alunos têm a chance de mostrar e vender à comunidade diversos produtos como ervas aromáticas, chás, vasos de temperos naturais, brinquedos ecológicos, produzidos com materiais recicláveis, alimentos, entre outros.

Prêmios – Em 2016, Londrina foi contemplada pelo 1º Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná, por ter implantado o Programa Sebrae de Educação Empreendedora em 100% das escolas do Fundamental I.

No mesmo ano, o trabalho realizado na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira foi reconhecido e contemplado pelo mesmo prêmio. A professora Mileide Carla Novelli da Silva recebeu o prêmio, na categoria Professor de Ensino Fundamental - 1º Ciclo com práticas mais inovadoras em Educação Empreendedora, regional norte. Ao todo, 24 escolas municipais de Londrina se inscreveram e participaram desta etapa.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.