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Metodologia baseada na interdisciplinaridade facilita o aprendizado do inglês; meta é atender 18 mil crianças

Ensinar a língua inglesa para crianças através da ludicidade e da aprendizagem significativa é um dos princípios do projeto Londrina Global, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que atende 14 mil alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)e turmas de Educação Infantil, de 42 escolas municipais da cidade, incluindo a zona rural. As aulas são ministradas por 44 professores da Rede Municipal. São professores habilitados em Letras Anglo e outros com formação em pedagogia, mas que também possuem proficiência em língua inglesa.

O projeto, que existe há oito anos no município, tem material didático próprio e foi elaborado para interligar o ensino do inglês com a cidade de Londrina, baseado nos pontos turísticos e no patrimônio cultural do município. “A ideia não é ensinar apenas conteúdos centrados no vocabulário, mas ir além, relacionando as realidades e características culturais para envolver as crianças com uma metodologia baseada na interdisciplinaridade. Este processo enriquece e facilita o aprendizado, relacionando a língua inglesa com os conteúdos trabalhados em outras áreas do conhecimento”, destacou a professora e uma das coordenadoras do Londrina Global, Rafaeli Peres.

Segundo a coordenadora, os professores de pedagogia foram integrados ao projeto em 2013. A nova proposta da Secretaria proporcionou a ampliação de 11 mil para os atuais 14 mil alunos atendidos, que participam das aulas semanalmente. “A meta é alcançar, nos próximos anos, a marca de 18 mil alunos contemplados”, projetou.

Formação continuada

Uma vez por mês, todos os professores que fazem parte do projeto participam da atividade de formação continuada fornecida pela Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação das professoras Rafaeli Peres e Jozélia Tanaca. O objetivo dos encontros é discutir os princípios do ensino de inglês para as crianças, focando nos principais pontos da metodologia aplicada. O próximo encontro está marcado para o dia 6 de junho.

“Nos encontros são debatidas as principais abordagens tratadas nas aulas, como a ludicidade; o currículo em espiral, que permite a adaptação de temáticas para tornar o curso interdisciplinar; a aprendizagem por meio de literatura infantil, poemas e cantigas; a educação integral, que trata dos aspectos de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da língua, entre outros”, explicou Rafaeli Peres.

NC/PML

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