Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa do SAMU Londrina junto aos alunos de Enfermagem combate trotes e ensina quando se deve ligar para o 192.

Só quem já precisou de socorro numa emergência sabe o drama de ligar para o SAMU 192 e ouvir o sinal de ocupado. Infelizmente, muitas vezes isso acontece por causa de uma ligação indevida. Depois de constatar que 10% das ligações recebidas pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) eram indevidas, e muitas eram feitas por crianças em idade escolar, o Núcleo de Educação e Urgência do SAMU fez uma parceria com várias instituições de ensino superior de Londrina para criar o Projeto Samuzinho, que tem a participação de mais de 30 graduandos e residentes de cursos de Enfermagem.

O professor Cleiton José Santana, que também trabalha no SAMU e atualmente integra o grupo de docentes do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras Londrina, conta que a iniciativa trabalha com crianças da Educação Infantil (5 a 12 anos), ensinando a importância do serviço de emergência: “Nós não usamos a palavra ‘trote’ mas explicamos em quais situações o SAMU deve ser chamado, a importância do serviço e de manter as linhas telefônicas livres”, informa.

Diante de um público tão jovem e um assunto tão sério, os integrantes do Projeto resolveram tratar o tema de forma lúdica. Assim, criaram uma História em Quadrinhos. “Nosso personagem principal é uma menina que está visitando a avó. Quando a avó vai fazer um bolo, ela escorrega na cozinha e sofre uma queda. A garotinha tenta ligar para o SAMU mas o telefone só dá ocupado. É que havia um palhaço ocupando a linha naquele momento”, narra o professor Cleiton. A história é apresentada com ajuda de ilustrações e as crianças participam dando nome aos protagonistas. “Através da história nós mostramos a angústia da menininha, que precisa de ajuda para socorrer a avó, e a importância de ligar para o SAMU em situações como essa”, indica Cleiton. Para encerrar, as crianças são dividas em grupos e participam de um “quizz” sobre o SAMU.

O projeto, que começou há seis meses, visita uma escola toda sexta-feira e já passou pelas Escolas Municipal Zumbi dos Palmarese, no Jardim União da Vitória, Escola Municipal Irene Aparecida da Silva e Professor Doutor Carlos Costa Branco, no Conjunto Jamile Dequech e Escola Municipal José Garcia Villar. “Por enquanto estamos visitando as escolas municipais mas pretendemos atender também as escolas estaduais e privadas”, garante o professor Cleiton. “No ano que vem queremos trabalhar também com a orientação de adolescentes e adultos”, acrescenta. As crianças foram escolhidas como público prioritário porque, além de serem responsáveis por muitas ligações indevidas – levantamento mostrou que muitas destas ligações são feitas de telefones públicos instalados em escolas, elas também podem se tornar multiplicadoras do Projeto Samuzinho, educando familiares e amigos para o uso correto do serviço.

Quando chamar o SAMU 192

·         Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;

·         Em casos de Intoxicação;

·         Em caso de queimaduras graves;

·         Na ocorrência de maus tratos;

·         Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;

·         Em casos de tentativas de suicídio;

·         Em crises hipertensivas;

·         Em casos de afogamentos;

·         Em casos de choque elétrico;

·         Em acidentes com produtos perigosos;

Em Londrina o SAMU trabalha de forma integrada com o SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência). O SIATE atende acidentes com traumas e o SAMU acolhe todas as ocorrências, independente da natureza, clinica ou traumática.

Asimp/Pitágoras

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.