Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será realizada neste sábado, 12 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), a prova da 2ª fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2015.

Classificaram-se para fazer a prova 888.822 alunos de mais de 42.312 escolas de todo o país, sendo 280.136 alunos do nível 1 (6º e 7º do Ensino Fundamental); 262.718 alunos do nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental); e 345.968 mil alunos do nível 3 (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio).

As provas serão realizadas em 9.292 mil Centros de Aplicação, distribuídos em todos os estados da federação. No endereço www.obmep.org.br, pode-se consultar a lista de classificados e os locais de provas.

Todas as escolas participantes da 2ª fase da OBMEP já devem ter recebido, via Correios, os cartões de confirmação dos alunos. No entanto, se não tiverem recebido até agora, podem entrar no site da Olimpíada e, no espaço reservado a elas, imprimi-los. 

No dia 12 de setembro, os alunos devem comparecer aos locais de prova com meia hora de antecedência e levar um documento original com foto.

A prova da 2ª fase da OBMEP terá duração de três horas e será composta de seis questões discursivas. Os alunos devem responder mostrando os cálculos e o raciocínio utilizados para resolver os problemas.

A correção será realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da OBMEP.

Divulgação dos resultados


No dia 27 de novembro, serão divulgados os premiados da OBMEP 2015, sendo 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Os 6.500 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2015), que será realizado ao longo de 2016. Também serão premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos alunos.  

- Muitos alunos descobrem o seu potencial para a matemática fazendo a prova da OBMEP. Não são poucos os casos de estudantes de todo o país que se classificaram para a 2ª fase da Olimpíada, fizeram a prova, conseguiram uma premiação e passaram a ter um envolvimento bem maior com a matemática em virtude da participação no Programa de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP. No PIC, eles descobrem um novo mundo de conhecimentos, fazem amizades com colegas de vários estados e passam a vislumbrar a possibilidade de seguir uma carreira universitária. Por isso, os alunos classificados para a prova do dia 12 não devem desperdiçar essa oportunidade, diz o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.

Para César Camacho, diretor-geral do IMPA, a análise das premiações e as visitas às escolas permitem assegurar que a OBMEP tem impacto extremamente positivo para todos os alunos.

- A OBMEP tem se mostrado uma ferramenta muito útil no ensino de uma disciplina considerada difícil por todos. Quando bem aproveitada, além de contribuir para o futuro aumento do número de profissionais qualificados nas áreas de ciências exatas e engenharias no país, a Olimpíada promove um aprendizado satisfatório para os alunos de uma escola ou de uma comunidade - diz.

OBMEP 2015

Foram inscritos na OBMEP 2015 17.972.333 alunos de 47.580 escolas, localizadas em 5.538 municípios (99.48 % do total).

A prova da 1ª fase, realizada no dia 2 de junho, foi composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e aplicada nas próprias escolas. Coube a cada estabelecimento de ensino participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação para a  2ª fase.

Atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP tem como objetivos incentivar o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

No site da Olimpíada, além de informações sobre os programas oferecidos pela Olimpíada (Portal da Matemática, PIC, PICME, PECI, POTI, OBMEP na Escola, Clubes de Matemática etc.), alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos como bancos de questões e resolução de provas de edições anteriores.

Assessoria de Comunicação do IMPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.