Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa inédito entre universidade, multinacional e poder público  amplia a empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ampliar a inclusão deste público no mercado de trabalho, a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) - Câmpus Londrina, em parceria com a multinacional Tata Consultancy Service (TCS) e a Secretaria Municipal do Trabalho de Londrina, promove um curso especial de capacitação para portadores de necessidades especiais.

O programa acontece na Universidade por meio do Projeto Comunitário e está dividido em três módulos: informática, comunicação e desenvoltura profissional. As aulas são ministradas com a equipe da TCS e estudantes dos cursos de Psicologia, Administração, Engenharia de Produção e Direito. O curso PUCPR/TCS tem duração aproximada de três meses com treinamento em rotinas administrativas e organizacionais.

O coordenador de projetos comunitários, Marcos Ribeiro, destaca que a experiência com o comunidade proporciona ao estudante da Universidade um momento de despertar,  sensibilização para a realidade do outro. “O aluno passa a perceber que é um ser capaz de promover a transformação social no meio em que vive”, enfatiza.

A proposta é oportunizar a formação adequada para ampliar a competitividade desses profissionais. “Temos vagas em aberto para trabalhadores nesse perfil, mas muitas vezes falta qualificação para conseguirmos ocupar essas vagas”, analisa o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Augusto Carreri.

Apesar do alto número de pessoas com deficiência, apenas 0,9% das carteiras assinadas no Brasil são desses cidadãos. “A TCS enxergou essa necessidade e decidimos focar investimentos na capacitação por meio de parcerias com universidades”, afirma Bruno Rocha, Head de Finanças da TCS para a América Latina.

Asimp/PUCPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.