Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As relações entre os diferentes grupos étnico-raciais, como os descendentes de africanos, europeus e indígenas, são trabalhadas em toda a rede estadual de ensino do Paraná. “Em um momento em que tensões raciais são destaque no noticiário internacional, fica evidente a importância da Educação das Relações Étnicos-Raciais na sala de aula”, explica a coordenadora da Educação das Relações da Diversidade Étnico-Racial do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Edna Aparecida Coqueiro.

Para capacitar e aprofundar a informação dos professores das escolas estaduais sobre o tema, a Secretaria organiza formações estratégicas e eventos com participação da sociedade civil. Mais de 31 mil profissionais estão participando da formação “A Beleza, a Riqueza e a Resistência dos Povos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas”, que utiliza a modalidade Educação a Distância (EaD) e encontros presenciais mensais.

A chefe do Departamento da Diversidade, Marise Ritzmann, destaca a importância desses encontros. “É uma formação estratégica que contempla segmentos excluídos de direitos”, explicou Marise, lembrando que a formação continuada dos profissionais da educação está prevista no Programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria.

No início deste mês foi realizada a XIV Edição do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná, em Umuarama (região noroeste), com o tema “A Reconquista de Direitos a partir de uma Educação Cidadã”. As atividades incluíram palestras, oficinas pedagógicas, troca de experiências e plenária final para elaboração de documento que aponta demandas do Movimento Social Negro.

E no primeiro semestre, técnicos pedagógicos de todos os Núcleos Regionais de Educação se reuniram em Curitiba para a formação estratégica “Políticas Públicas Educacionais para a Diversidade”. Os temas debatidos foram: Educação das Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas para a população negra; Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual; Educação Escolar Indígena e Cigana; e Educação do Campo.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.