Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná já apurou o resultado da eleição para diretor em 1.833 escolas estaduais. Destas, 1.802 já têm diretores eleitos, o que representa 98,47% das apuradas e 85,80% do total de 2,1 mil escolas estaduais. O resultado ainda é parcial, pois os recursos estão em análise e os Núcleos Regionais de Educação seguem repassando os dados para a secretaria. 

Do total das 1.833 escolas apuradas até a tarde desta segunda-feira (7), 12 unidades terão segundo turno, pois nenhuma chapa atingiu a maior parte dos votos. Isto representa 0,65% das apuradas. 

Em outras 19 unidades de ensino (1,04% das apuradas) uma nova consulta precisará ser feita, pois não foi atingido o quórum mínimo de 35% dos votantes. 

A nova consulta será no dia 18 de dezembro. O processo de escolha dos diretores foi realizado em 3 de dezembro e envolveu as 2,1 mil escolas estaduais. A votação aconteceu de forma tranquila e a principal mudança neste ano foi o voto universal, com o mesmo peso para professores, funcionários, pais e estudantes com mais de 16 anos. 

O mandato é de quatro anos e o diretor terá o trabalho avaliado pela comunidade, com metas para cumprir. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação do cumprimento das metas e da prestação de contas. 

Segundo o presidente da Comissão Consultiva Geral, que coordenou as eleições, Eziquiel Menta, a consulta de diretores e auxiliares foi um exercício de cidadania. 

“Foi uma oportunidade para a comunidade escolar vivenciar na prática a democracia para escolha de seus gestores. Para muitos de nossos alunos esta foi a primeira experiência, o primeiro voto. Tivemos uma grande participação da comunidade escolar e os professores e funcionários, em sua maioria, deram exemplo de como deve ser uma eleição séria e democrática”, conta Eziquiel. 

Durante o processo, todos os candidatos tiveram oportunidade de apresentar seus planos de ação. “Agradeço, em nome da Comissão Consultiva, a todos os envolvidos neste processo e pela experiência única que vivenciamos ao exercer a democracia em nossas escolas”, diz Eziquiel. 

HISTÓRICO – Em novembro de 2014, a Assembleia Legislativa aprovou a proposta do Governo do Estado para prorrogar a eleição de diretores para 2015. 

Na época, a decisão de alteração da lei atendia a uma solicitação dos professores, que tiveram em 2014 um ano letivo comprometido por vários eventos, como a Copa do Mundo, a paralisação da categoria e enchentes em algumas regiões do Paraná. O calendário escolar ficou bastante prejudicado. Os diretores tinham receio de que, naquele momento, o processo de escolha prejudicasse o andamento dos trabalhos pedagógicos. 

No projeto de lei enviado em 2015 à Assembleia Legislativa foram propostas mudanças importantes, como a do voto universal e a exigência de que o candidato a diretor apresente um Plano de Ação, a ser avaliado pela comunidade escolar no transcorrer da gestão. O projeto de lei foi aprovado pelos deputados estaduais e a lei foi sancionada em 13 de outubro de 2015. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.