Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Profissionais aplicam a metodologia do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, com o projeto Rede Escolas Ativas, democratizando o acesso das crianças e jovens brasileiros ao esporte e à educação física de qualidade

Ao longo de seus 20 anos de atuação, o Instituto Esporte & Educação (IEE) tem levado a sua metodologia, baseada nos princípios do esporte educacional, para as mais diversas cidades, de diferentes regiões do País. Em Rolândia, no Paraná, o IEE vem capacitando 83 professores no Rede Escolas Ativas e mais de 6 mil alunos estão sendo impactados com o projeto, que forma gestores, diretores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos envolvidos com as escolas das redes municipais de ensino. Para se adaptar à pandemia da Covid-19, as atividades são em plataforma de Ensino à Distância (EaD).

O Rede Escolas Ativas busca democratizar o acesso das crianças e jovens brasileiros ao esporte e à educação física de qualidade. O projeto é uma ação integrada ao Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas e está sendo realizado em formato on-line desde o ano passado. A metodologia é desenvolvida e aplicada pelo Instituto, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. O foco do IEE é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças.

 “O Escolas Ativas busca a construção de uma rede de escolas que assumem o ‘movimento’ como elemento base da sua intervenção, com vistas à educação integral e aprendizagem dos alunos”, afirma a presidente Ana Moser.

Ao final da capacitação, as escolas recebem o Selo Escola Ativa, uma chancela do IEE que premia as instituições comprometidas com a qualificação da prática pedagógica e dos currículos, com a ampliação do acesso dos estudantes ao movimento, à educação física e ao esporte seguro e inclusivo.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o IEE buscou caminhos para continuar a disseminar o seu método de ensino, adaptando os programas para o formato digital. Assim, com as plataformas de ensino à distância, deu sequência aos seus projetos, adaptando-se aos novos tempos em meio ao coronavírus. O Instituto migrou todas as ações formativas da modalidade presencial para o formato on-line, planejando, sistematizando e adaptando todo o conteúdo de estudo e formação.

O Projeto Rede Escolas Ativas tem como financiadores Itaú, Novelis, Bayer, Westrock e Ball, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.

Sobre o Instituto Esporte & Educação

Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Deborah Mamone/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.