Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começou ontem, 16, o processo de rematrículas (processo interno para os alunos que já estudam nas nossas escolas) e a partir 12/11/2018 começa o cronograma de matrículas novas para alunos novos na rede municipal de ensino de Rolândia. Os pais/responsáveis devem ficar atentos ao cronograma para que possam realizar as matrículas.

Importante lembrar que segundo a Lei  nº 12.796, de 4 de abril de 2013, toda criança com quatro anos completos até o dia 31/03/2019 deve estar matriculada na Educação Infantil.

Desta forma, e considerando que as Diretrizes Operacionais Complementares foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação através do parecer CNE/CEB Nº 2/2018, após o STF, última instância do Poder Judiciário, decidir pela legalidade do corte etário fixado pela Resolução CNE/CEB Nº 1/2010 e Resolução CNE/CEB Nº 6/2010, todos os sistemas de ensino devem dar cumprimento integral ao contido no referido parecer, com o propósito de integrar e harmonizar os sistemas de ensino.

Portanto a criança deve ter completado quatro anos até o dia 31/03/19 para ingressar na fase obrigatória da pré-escola e consequentemente seis anos até 31/03/19 para que possa ser matriculada no 1º ano do ensino fundamental.

De acordo com a Gerente de Documentação Escolar e Matrícula, Silvia Félix Pimenta, “a data de corte etário vigente em todo o território nacional, para todas as redes e instituições de ensino, públicas e privadas, para matrícula inicial na Educação Infantil aos  quatro anos de idade, e no Ensino Fundamental aos seisanos de idade, é aquela definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, ou seja, respectivamente, aos quatro e aos seis anos completos ou a completar até 31 de março do ano em que se realiza a matrícula”.

É obrigatória a matrícula na pré-escola, segunda etapa da Educação Infantil e primeira etapa da obrigatoriedade assegurada pelo inciso I do art. 208 da Constituição Federal, de crianças que completam quatro anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula inicial. As crianças que completam quatro anos de idade após o dia 31 de março devem ser matriculadas em creches, primeira etapa da Educação Infantil.

Silvia Félix Pimenta reforça que “além dos documentos necessários a família deve comprovar endereço próximo ao estabelecimento de ensino escolhido. As vagas para alunos que não residem próximo a instituição de ensino só serão disponibilizadas caso haja vagas remanescentes e o pai deverá responsabilizar-se pelo transporte. Informamos ainda que a vaga será ofertada de acordo com a disponibilidade de horário de cada Instituição de Ensino”.

Clique aqui e confira a documentação 

Cronograma das escolas municipais

Clique aqui e confira cronograma dos cmei´s 

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.