Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é fortalecer o processo de atenção, atendimento, avaliação e o acompanhamento sistemático dos alunos

A partir da próxima quarta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai realizar um atendimento exclusivo e diferenciado para os estudantes que estão matriculados na rede municipal de ensino, porém encontram-se distantes da unidade escolar. Seguindo rigorosos protocolos de higienização dos espaços físicos e dos profissionais, as escolas esperam conversar pessoalmente com estes alunos e seus familiares ou responsáveis.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, anualmente, alguns alunos se afastam da comunidade escolar e a pasta faz a busca ativa. Com pandemia e o contato pessoal restrito, os especialistas criaram uma nova estratégia, que é o atendimento exclusivo e individualizado, para as crianças que estão sem interação e conectividade com a escola. Essa estratégia vem sendo chamada de consulta pedagógica.

O objetivo é fortalecer o processo de atenção, atendimento, avaliação e o acompanhamento sistemático dos alunos de acordo com os critérios estipulados no Plano de Estudos Dirigidos. Por isso, para manter a busca ativa daqueles que precisam de uma atenção especial e diferenciada, a SME adaptou o processo conforme as condições possíveis para o momento.

 “É como uma consulta médica, com atendimento exclusivo e individualizado, para os alunos que estão sem conexão com a escola. Dos 45 mil alunos no total, cerca de 4.500 estão desconectados. Se fosse um ano letivo normal, seria equivalente dizer que estas crianças estariam faltando. A ideia é que estas crianças sejam chamadas para a consulta pedagógica, onde a escola inteira vai atender apenas uma criança por sala, seguindo o espaçamento e o distanciamento necessários, a higienização das mãos, o recebimento das máscaras para quem não estiver usando e todos os cuidados necessários”, explicou a secretária da pasta.

A partir da próxima semana, todas as unidades escolares (escolas, centros municipais de educação infantil e as filantrópicas conveniadas ao município) estarão atendendo esses estudantes, de forma presencial e on-line, seguindo as normas de prevenção ao coronavírus, como a higienização constante das mãos, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel a 70%, e espaçamento adequado. Para isso, os profissionais estão agendando um horário específico para cada aluno e seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde, em que pessoas dos grupos de riscos (idosos, gestantes, cardíacos graves, entre outros) poderão participar de forma on-line.

Para nortear os trabalhos, a Secretaria de Educação também criou um sistema de classificação de riscos no processo de ensino remoto. Nele, os educadores poderão verificar e classificar os alunos que participam ativamente das atividades remotas; daqueles que precisam de um olhar diferenciado, pois mesmo com atividades adaptadas não conseguiram participar; daqueles que não estão conseguindo acompanhar de maneira satisfatória e correndo risco de se evadir da escola.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.