Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é capinar e roçar as escolas, podar árvores, limpar os espaços, pintar os muros e fazer outras adequações necessárias em todas as unidades escolares municipais de Londrina

Na última sexta-feira (20) o Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, lançaram a “Operação Volta às Aulas”. A solenidade foi na Escola Municipal Carlos Kraemer, localizada na Rua Tremembés, 791, no Jardim Castelo.

A ação engloba uma força-tarefa para os serviços de capina, roçagem, poda de árvores, pintura de muros, limpeza e outras adequações que precisam ser feitas nas sedes das escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina. A intenção é que todas as 120 unidades escolares passem por esse mutirão e possam receber as crianças nas voltas às aulas. “Montamos essa operação para atendermos as escolas em um grande mutirão, em que vamos lavar as escolas, cortar o mato e pintar o muro, para dar uma nova cara às voltas às aulas”, disse Marcelo.

Neste sábado (21), a partir das 8 horas, 20 unidades escolares serão atendidas pelo mutirão. De segunda-feira (23) a quarta-feira (25), outras 37 escolas receberão a limpeza e melhorias, sendo que a expectativa é que até o dia 31 de janeiro todas as unidades da rede municipal de ensino tenham sido contempladas. “É uma ação importante para o município, porque envolve o Poder Executivo, a comunidade escolar e toda a sociedade organizada, mobilizando as pessoas para que estes espaços estejam bem cuidados e permaneçam preservados durante o ano para acolher os alunos e funcionários”, explicou a secretária de Educação.

A primeira unidade a receber a limpeza foi a Escola Municipal Carlos Kraemer. Ela foi inaugurada em 1971 e, atualmente, 570 crianças estão matriculadas. Para a diretora Suelan Rodrigues Petrini, o mutirão de limpeza anima tanto os funcionários da escola quanto às crianças que voltam das férias para mais um ano letivo. “Essa limpeza ativa bastante os ânimos da escola e das crianças, além de ser muito importante porque está sendo feita através do estabelecimento de parcerias, que podem vir a ajudar no futuro”, enfatizou.

A operação, que teve como idealizador o deputado federal Alex Canziani, conta com a ajuda de diversos órgãos municipais e entidades parceiras. “Quando começou a seleção para a escolha da nova secretária municipal de Educação, discutimos sobre a importância de realizarmos uma ação para limparmos as escolas para o início das aulas. Hoje, vemos com muita alegria esse projeto sendo lançado pelo prefeito. Agora, vamos em busca de mais recursos para novas melhorias”, afirmou Canziani.

A operação está sendo possível graças ao envolvimento dos funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), dos integrantes do Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON), do Patronato Penitenciário de Londrina, da empresa Hidromaster e Restaurante Norte Sul.

De acordo com o prefeito, o mutirão de volta às aulas é apenas o primeiro passo que a gestão pretende dar. “Nosso objetivo não é somente esse. Queremos promover a reforma de todas as escolas municipais”, ressaltou Marcelo. Para isso, está sendo feito um levantamento técnico a respeito das unidades escolares e suas necessidades. Através do documento, os técnicos elaborarão um planejamento de trabalho com as ações de melhorias e reformas a serem feitas nos próximos quatro anos.

Segundo Maria Tereza, a Secretaria Municipal de Educação está analisando a possibilidade de utilizar R$ 13 milhões advindos de contrapartidas de grandes empreendimentos imobiliários para dar início às reformas ainda no primeiro semestre deste ano.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.