Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O programa Aprende Mais Londrina contemplará 45 mil estudantes com atividades extras e materiais didáticos específicos para cada série

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está implementando o programa Aprende Mais Londrina, com ações destinadas à melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal, tendo o reforço escolar como uma das principais estratégias de recuperação de conteúdos.

A partir de abril, serão realizadas práticas de formação para professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, voltadas ao planejamento do ensino e a implementação de atividades extras. Também será abordado o uso de materiais direcionados, como apostilas, cadernos de atividades e sequências didáticas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a iniciativa tem a intenção de mitigar as limitações associadas ao ensino remoto e promover mais qualidade no aprendizado das crianças. “Com a implantação do ensino remoto, constatamos que vários alunos apresentam dificuldades para se adaptar às novas dinâmicas, o que prejudica o seu aprendizado. Por isso, decidimos unir e sistematizar as estratégias que nossos professores usam, oferecendo conteúdos diferenciados para as crianças. As atividades são alinhadas às idades dos alunos e levam em conta as demandas que foram expressadas por suas famílias”, afirmou.

Para viabilizar essas ações, o Aprende Mais Londrina envolverá 4800 profissionais, incluindo todos os docentes da rede municipal e as equipes gestoras. Também participarão do programa 800 professores da rede filantrópica. A partir desta quinta-feira (8), por meio de reuniões virtuais, a Secretaria de Educação promoverá atividades de capacitação para os professores, nas quais serão abordados, entre outros conteúdos: a implementação de sequências didáticas; estruturas de planejamento e práticas compartilhadas; avaliação e objetivos de ensino; e a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos.

A assessora pedagógica da SME, Mariângela Bianchini, explicou que o programa foi construído de forma coletiva, por meio de pesquisas e ações de monitoramento conduzidas pela pasta. “Durante o mês de fevereiro, realizamos atividades diagnósticas com os alunos e também fizemos levantamentos com os professores e as famílias das crianças. Baseados nesse direcionamento, vamos oferecer apoio e orientações para os docentes, com abordagens e diretrizes amplas. Contudo, cada unidade escolar organizará um plano de ação voltado às especificidades de sua comunidade”, pontuou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.