Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Bases para o futuro da instituição estão na sua identidade: uma universidade que procura oferecer formação profissional de qualidade sem esquecer da formação humanista

Com 60 anos de história, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) se consolida como uma das principais instituições de ensino do sul do Brasil e caminha para um futuro de inovação e integração cada vez maior entre todas as partes da comunidade universitária. Para isso, a universidade já começa a delinear as próximas fases do seu desenvolvimento.

“Tenho a sensação bastante tranquila de que esses 60 anos representam uma caminhada muito profissional, dedicada e que houve o cumprimento de uma missão nesse período”, diz o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski. “A PUCPR se consolidou durante esses 60 anos porque sabemos para onde ir, e como projetaremos os próximos 60 anos.”

Uma das metas é se tornar uma universidade de destaque internacional e, por isso, a instituição busca soluções inovadoras para novos paradigmas do ensino e mercado de trabalho. Um deles é a inauguração de vagas para graduação sem curso, em que o estudante poderá escolher a área de estudo quando já estiver na universidade.

O objetivo é proporcionar uma formação personalizada, mais alinhada às competências de cada estudante. “O papel da universidade não é formar a pessoa do zero, mas trazer as potencialidades, a questão ética, a questão ambiental, a questão familiar, uma série de elementos que formam o cidadão”, ressalta Gremski.

Outra inovação é ampliar o ensino online por meio dos cursos híbridos, em que o estudante assiste aulas presenciais dois dias por semana e cumpre o restante da carga horária à distância. Nessas mudanças, o ponto central é colocá-lo como protagonista do processo de aprendizagem.

“Enquanto universidade o aspecto fundamental é cumprirmos com a nossa responsabilidade social”, explica Gremski. “A sociedade espera que formemos pessoas preparadas para transformá-la, para mudá-la dentro de um processo dinâmico, um processo que está andando, que é ativo, que não tem parada”, acrescenta.

“É um objetivo que fixamos neste ano: fazer com que o estudante seja o terceiro pé da universidade, juntamente com os professores e toda a área administrativa. Os acadêmicos têm que ser valorizados”, destaca Gremski.

As bases para o futuro da PUCPR estão na sua identidade: de um lado, a universidade que visa oferecer formação profissional de qualidade; do outro, uma instituição marista voltada para a formação humanista. “Esse é nosso diferencial, além de formar profissionais competentes, torná-los cidadãos, pessoas conscientes, éticas”, diz Gremski. “Com isto fechamos as exigências de uma universidade católica, de uma universidade marista, que tem a vocação de educar e que ama educar.”

PUCPR

A PUCPR faz parte do Grupo Marista, que atua nas áreas da educação – da escola à universidade – saúde, comunicação e solidariedade. Fundada em 1959, é uma universidade católica privada sem fins lucrativos. Presente em quatro cidades no estado do Paraná, possui mais de 120 cursos de graduação, 150 cursos de Educação Continuada e 16 programas de Stricto Sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento distribuídos em oito escolas.

Asimp/PUC/Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.