Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cursos são oferecidos em todo Paraná e início das aulas está programado para começo de outubro

Com a proposta de maior flexibilidade de horários e formações específicas para profissões técnicas, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, está com mais de 1200 vagas disponíveis para cursos técnicos semipresenciais. Nesse modelo de qualificação, 80% das aulas são online e 20% são práticas, sendo ministradas a cada 15 dias em laboratórios do Senai. São sete cursos disponíveis, em 16 cidades do Paraná. Inscrições podem ser feitas até 4 de outubro e mais informações estão no site www.sistemafiep.org.br/cursos-tecnicos

Os cursos semipresenciais têm chamado a atenção de quem busca uma nova formação ou a reinserção no mercado de trabalho. De acordo com o estudo do Senai (DN), 70% das pessoas que fazem algum curso técnico já conseguem voltar para o mercado de trabalho logo após o término do curso. A gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep, Vanessa Sorda Frason, comenta que a modalidade vem para facilitar a vida dos interessados. “Os cursos técnicos são uma grande oportunidade de entrada no mercado de trabalho e o formato semipresencial alia a flexibilidade com a qualidade de uma formação que está focada em atividades práticas voltadas para o mercado de trabalho”, destaca.

Entre as opções de cursos estão Técnico em Alimentos (Londrina e Toledo), Automação Industrial (Curitiba - CIC, Maringá, Francisco Beltrão, Londrina, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama), Edificações (Curitiba – Campus da Indústria, Maringá e Umuarama), Eletromecânica (Apucarana, Curitiba – CIC, Maringá, Londrina, Palmas, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais), Manutenção Automotiva (Curitiba – Boqueirão, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa), Mecânica (Araucária, Curitiba – CIC, Pinhais e São José dos Pinhais – Afonso Pena) e Mecatrônica (Curitiba – CIC e Maringá). Todos pensados para atender demandas das indústrias de cada região. Os cursos são rápidos, de no máximo, dois anos, e o pré-requisito para inscrição é a escolaridade – é necessário ter concluído ou estar cursando o ensino médio.

Como funciona

O aluno realiza a maior parte do curso a distância, com aulas pela internet, e a cada 15 dias tem aulas práticas em sala de aula, em uma das unidades pólo. Pelo fato de as aulas teóricas serem pela internet, o aluno recebe um login e uma senha para acesso a todas as aulas online, com os conteúdos e as atividades que deverá desenvolver ao longo do curso.

Dependendo do curso escolhido, a duração pode ser de um ano e meio a dois anos. Ao final, tanto no presencial, quanto no semipresencial, a formação do Senai capacita tecnicamente o aluno para atuar no mercado de trabalho. Para realizar a matrícula, interessados devem apresentar a documentação necessária na unidade onde serão realizadas as aulas presenciais. O edital com a lista de documentos para inscrição, bem como outras informações, está disponível no site www.sistemafiep.org.br/cursos-tecnicos.

Asimp/FIEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.