Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Participação do estado foi fundamental para resultado da delegação

A delegação brasileira atingiu um resultado histórico na 43ª edição da WorldSkills - maior competição de ensino profissional do mundo – que terminou no último domingo (16): foram 27 medalhas (11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze) e 19 certificados de excelência. No ranking de pontos totais, o Brasil também ficou no lugar mais alto do pódio. Para atingir esse resultado, o Senai no Paraná contribuiu ativamente, através de seus competidores e equipe técnica, que atuou no treinamento da delegação.

Competidores do Paraná

Alesson Lopes, competidor do Senai Paraná, representou o Brasil em Modelagem de Protótipos e conquistou o certificado de excelência na ocupação. A modalidade também contou com a atuação do técnico Sander Costa Pinto que o treinou para a competição. O Paraná também conquistou um ouro, concedido pela empresa alemã Festo. Os competidores Edvin Garcia e Francine Bucco representaram o país na apresentação da Aquatronics, nova modalidade da indústria, que une os conhecimentos técnicos da área de meio ambiente com a de automação industrial. Os jovens foram treinados pelo docente Rodrigo Zawadzki, expert da modalidade.

Estrutura para treinamentos - As unidades do Senai no Paraná serviram como sede de treinamentos para diversas modalidades. Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foram realizados os treinos de Tecnologia em Mídia Impressa, que rendeu o ouro ao Brasil, através do desempenho de Victor Bernardo, competidor do Rio Grande do Sul.

Já em São José dos Pinhais, ocorreu a preparação do competidor de Marcenaria de Estruturas, Weslen Santana, que conquistou a prata. Na modalidade Carpintaria de Telhados, que teve seus treinos também realizados na unidade, o expert paranaense Waldemar Furbringer treinou o competidor Luiz Souza que recebeu o certificado de excelência. O competidor de Movelaria, Diego Oliveira, também conquistou o certificado e treinou na unidade.

Equipe técnica

Na ocupação Construção em Alvenaria, o expert David Ferreira, do Senai no Paraná, treinou em Brasília o aluno do Senai de Alagoas, Weverton Silva, que recebeu a prata na competição. Outra prata veio da modalidade de Redes de Cabeamento Estruturado, cujo competidor Danilo Oliveira, recebeu apoio nos treinamentos de Maria de Souza Costa, do Senai em Londrina.

Das medalhas de bronze conquistadas, Gabriel D’Espíndula, campeão da modalidade na WorldSkills em 2011, e Lucas Ivankio foram os workshop managers da ocupação de Eletrônica Industrial, da qual participou o competidor Evandro Lima. Laércio Bergamin, de Londrina, aplicou simulados na equipe que alcançou o terceiro lugar na ocupação de Manufatura Integrada: Fabiana Bonacina, Guilherme Campanez e Alex Yonekubo. Já Everton Taques, do Senai em Ponta Grossa, auxiliou o competidor Gabriel Teles a conquistar o terceiro lugar na ocupação de Mecânica Industrial.

Juliano Pedroso e Edson dos Santos auxiliaram na conquista do diploma de excelência pelo competidor Rafael Oening, na ocupação de Gestão de Sistemas de Rede (TI).  Quem também conquistou um diploma de excelência foi o competidor Luiz Souza, que contou com o apoio do técnico  Riverson do Vale na ocupação de Carpintaria de Telhados.

Excelência

Além desses profissionais, atuaram nas seletivas de janeiro, abril e maio, Marcos Pires na ocupação de Fresagem CNC e Claudio Cardoso, de Arapongas, na ocupação de Marcenaria de Estrutura. Fábio Fiametti e Michel Piovezanna, do Senai de Todelo, apoiaram o Departamento Nacional na montagem deste evento na área de Instalações Elétricas Prediais. Em todas essas ocupações, a delegação brasileira conquistou certificados de excelência.

Asimp/Senai

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.