Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Olimpíada mundial de educação profissional acontece na próxima semana, em São Paulo

Buscando realizar um evento ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável, a organização da WorldSkills, maior evento de educação profissional do mundo, contará com as equipes do Senai Paraná e São Paulo atuando na diminuição dos impactos ambientais da competição. O evento, que acontece de 11 a 16 de agosto, no Anhembi, em São Paulo, terá uma política de sustentabilidade, baseada na ISO 20121 – norma internacional de gestão para reduzir e eliminar os impactos negativos de grandes eventos, criada para as Olimpíadas de Londres em 2012.

A WorldSkills terá a Área da Sustentabilidade, um espaço dedicado ao gerenciamento dos resíduos sólidos, visível ao público. Neste local acontecerá a triagem dos resíduos, que será feita por uma cooperativa de catadores. A estimativa é que até o final do evento, 700 toneladas de resíduos sejam gerenciadas no espaço.

Outro destaque será o Túnel da Sustentabilidade, que contará com ações interativas de educação ambiental. Nele os visitantes poderão conferir demonstrações de tecnologias na prática: poderão carregar seu celular através da energia gerada por bicicletas estacionárias; calcular sua pegada ecológica; conferir o funcionamento do piso elétrico, que transformará a movimentação das pessoas em energia, entre diversas outras ações.

O consultor de meio ambiente do Senai no Paraná, Elcio Herbst, explica que todo o dióxido de carbono produzido desde o planejamento até o último dia do evento será neutralizado através da aquisição de créditos de carbono. “Estamos realizando o inventário de emissões de gases de efeito estufa, pré-estimadas em 10 mil toneladas de CO2, que serão neutralizados através da aquisição de créditos de carbono. Esses valores serão destinados a projetos nos quais houve a alteração da matriz energética, para o aproveitamento de gás de aterro sanitário e para pequenas centrais hidrelétricas. Parte desse recurso também será destinado ao auxílio de comunidades vitimadas pelo aquecimento global”, explica Herbst. Outra ação para mitigar as emissões será o plantio de árvores nativas no estado de São Paulo.

Reconhecimento

No ano passado, o Senai no Paraná foi o responsável pelas ações de sustentabilidade da Olimpíada do Conhecimento, que aconteceu em Belo Horizonte – MG.  O projeto foi campeão da categoria Tecnologias Socioambientais do 22º Prêmio Expressão de Ecologia.  A cerimônia de premiação acontece na próxima sexta-feira (14), durante o Fórum de Gestão Sustentável 2015, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

Asimp/Senai

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.