Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento reúne grandes empresas do setor e traz temas como inovação e sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade são conceitos e práticas cada vez mais presentes nas indústrias brasileiras. Quando caminham juntas, permitem o crescimento da estrutura da organização como um todo.

Para trazer à tona a importância desses conceitos, bem como sua utilização em algumas das maiores empresas do país, o Senai realiza em Londrina, de 24 a 26 de novembro, o 4.º Seminário Automotivo.

“Queremos movimentar a área automotiva da região, com informações inovadoras. Para isso, buscamos o formato de palestras e workshops, em que os participantes podem interagir e conhecer melhor as tecnologias trazidas”, diz um dos organizadores do evento, o professor Edison Bonifácio, coordenador da área automotiva do Senai em Londrina.

Sustentabilidade

Na avaliação do professor, a experiência no processo cresceu em relação à primeira edição. “Além disso, este ano, trouxemos também a temática sustentabilidade, já que essa é uma questão que faz parte do nosso momento. As indústrias vêm trabalhando em cima desse tema”, afirma. A expectativa é de que cerca de 230 pessoas participem diariamente do evento.

Consultor técnico de negócios na área de Gestão, Mário Abraham também coordena no Senai de Londrina o MBA em Manufatura Enxuta. Para ele, sustentabilidade é um tema provocante, que sempre desperta interesse, e os empresários costumam ser receptivos. “A ideia é juntar a eficiência de processos à eficiência dos operadores e à organização da empresa. Isso permitirá fazer maior número de trabalhos em menor tempo, com menos material ou mão de obra. Tudo com maior agilidade e rapidez”, explica.

Relacionamento

Cinco grandes empresas do setor participam, realizando palestras e fazendo esclarecimentos aos participantes. Uma delas é a OriginALLparts, indústria londrinense especializada em fricção, sobretudo na linha de pastilhas de freio, que participa desde a primeira edição do Seminário Automotivo.

João Paulo Tristão, gestor da OriginALLparts, acredita que esse tipo de evento provoca um bom relacionamento entre os participantes, as indústrias e a instituição de ensino. “O público obtém novas informações, já que as empresas mostram as novas tendências e também descobrem como podem capacitar melhor seus colaboradores”.

A OriginALLparts prevê montar nos  três dias do seminário uma bancada que permitirá que os participantes encontrem informações técnicas e práticas a respeito de freios, incluindo os ABS (Anti-lock Breaking System), acionamento de airbag (bolsa de ar usada como componente de segurança nos veículos) e trava de rodas. “Os colaboradores das empresas do setor diariamente enfrentam problemas relacionados a esses itens”, diz o gestor.

Programação

A abertura do 4.º Seminário Automotivo de Londrina e Região está programada para às 19h do dia 24, no auditório do Senai em Londrina, à Rua Belém, 844. Na sequência, serão realizadas as palestras Lubrificantes Automotivos, pelo engenheiro da Petrobras Antonio Alexandre Ferreira, e Freio em Movimento, por Everson de Souza, da OriginALLparts. Um workshop encerra o primeiro dia do evento.

No dia 25, a partir das 19h30, Ricardo Silva, da empresa Ropel, faz palestra sobre Diagnóstico de Sistemas de Eletrônica Embarcada: as possíveis causas e os defeitos mais comuns. E Mário Abraham fala pelo Senai de Mecânica Inovadora e Sustentável = Lucro e Rentabilidade, sendo seguido por um workshop que tem a participação das empresas participantes.

No último dia, 26, o engenheiro Edgar do Nascimento Júnior, da Spaal Dynamic, aborda às 19h30 Tecnologia e Aplicação de Retentores Automotivos. Em seguida, Ferreira, da Petrobras,  traz o assunto Combustíveis: suas Características e suas Diferenças. Um workshop encerra o evento.

As vagas são limitadas e os interessados podem inscrever-se no blog www.senailondrina.com.br .

Maria Alice Gomes Silveira Carvalho/Asimp/Senai

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.